Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) realizam nesta sexta-feira (22/9) a 29ª edição do Festival de Curtas dos Calouros (FECUCA), às 17h, no anfiteatro 10 do Campus Darcy Ribeiro. Este ano o evento traz o tema "Casa de Bonecas" e conta com sete projetos inscritos. O evento é organizado pela produtora júnior Pupila Audiovisual e tem a intenção de estimular a criatividade dos calouros da Faculdade de Comunicação. Além dos estudantes de audiovisual, irão participar os universitários dos cursos Publicidade e Propaganda, Comunicação Organizacional e Jornalismo. A entrada é gratuita.
- Alunos estão contando os dias para o exame deste ano do Enem
- Mineira realiza sonho de cursar doutorado nos Estados Unidos
- Projeto de lei propõe cotas para estudantes trans e travestis nas universidades
Júri e cerimônia de premiação
O edital da mostra foi lançado no dia 21 de agosto deste ano, mas as equipes já vinham se organizando desde 2022 com as produções que têm duração máxima de 10 minutos. Além do tempo, o principal critério de participação foi ter feito o curta em uma matéria do primeiro semestre.
Os projetos serão avaliados por uma banca de júri composta por professores da Universidade de Brasília e do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), além de um convidado do mercado de audiovisual, o diretor de projetos da Pupila e um representante do Núcleo Técnico de Audiovisual da Faculdade de Comunicação.
As premiações irão ocorrer no dia 5 de outubro em uma cerimônia especial, às 17h, no anfiteatro 09 do Campus Darcy Ribeiro. Os projetos serão premiados em roteiro, produção, edição, fotografia, som, direção de arte, atuação, direção e a mais concorrida: melhor filme. Além dessas categorias, os grupos também poderão participar dos prêmios "jaca" e "malhação", com tom lúdico e descontraído.
Curta produzido pela equipe organizadora
Além dos curtas inscritos para a mostra, haverá a exibição de uma produção especial conduzida pelos participantes da organização do FECUCA. “Todo ano decidimos uma temática para criar um curta, que será reproduzido durante o festival. Ele é como uma vinheta. Sempre antes do prêmio passar, uma parte do curta é reproduzido. A produção é realizada durante o semestre e tem a intenção de servir como portfólio para a equipe envolvida na produtora”, explica o estudante de audiovisual Welder Santos, atual presidente da Pupila.
Confira as produções participantes
Curta "Assalto"
Sinopse: Um jovem obsessivo se apaixona por uma mulher sem nunca ter tido contato com ela. Ele começa a fantasiar um relacionamento e, na tentativa de conquistar o coração dela, arquiteta um assalto falso para poder salvá-la.
Curta "ONEIROI"
Sinopse: "Oneiroi" conta a história de uma jovem negra que acaba de ingressar na UnB. A princípio, tudo parece um belo sonho, porém no decorrer da narrativa, torna-se um horrível pesadelo.
Curta "ADA"
Sinopse: "ADA" é um curta-metragem dramático e experimental que explora uma jovem contra a rotina opressiva e a deterioração de sua sanidade mental. O despertador que toca todas as manhãs e em seus horários não convencionais é mais do que um simples dispositivo para acordá-la, é um gatilho para um ciclo de confusão e desentendimento do real e o irreal. O filme utiliza técnicas visuais e sonoras importantes para levar o espectador a um universo emocionalmente deturpado, tirando inspiração de um cenário surrealista, levando-o a questionar os limites da sua própria sanidade em meio ao caos de uma rotina ensurdecedora.
Curta "Ausência"
Sinopse: Em "Ausência" acompanhamos a jornada emocional de Clarice, uma jovem que passa por um ataque de pânico em um banheiro da UnB, atormentada por eventos de seu passado
Curta "A Paciente"
Sinopse: Maya Medeiros, uma universitária de 27 anos, espera na recepção do HBB o horário de sua consulta que marcou para investigar dores constantes no peito, mas nunca é atendida. Enquanto o tempo passa, Maya tenta entender o motivo da demora e o porquê de todos, menos ela, estarem sendo atendidos. Quanto mais ela tenta entender, mais ela perde a cabeça.
Curta "Chama"
Sinopse: Escuro. "Chama" é um filme experimental que brinca com a ausência de luz e sons gravados em foley. Colocando o espectador em uma experiência auditiva e sensorial, o curta é interessante para quem tem curiosidade de ver as diferentes formas de se fazer cinema.
Curta "Você Não Sabe a Energia que Reside no Silêncio"
Sinopse: Este curta-metragem aborda a solitude de Sol em situações cotidianas e como a personagem lida com a própria companhia. O intuito deste filme é ressignificar o lado negativo da solitude, mostrá-lo como impulsionador de mudanças e componente da trajetória para o autoconhecimento.
Serviço
29ª edição do Festival de Curtas dos Calouros (FECUCA), exibição no dia 22 de setembro no anfiteatro 10 e premiação no 5 de outubro no Anfiteatro 9, do Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília. Ingressos gratuitos disponíveis no site .