Eu, Estudante

ESTAGIÁRIO

Veja dicas de como ser contratado ao fim do estágio

Especialista ouvida pelo Correio destaca que o estágio é o período para aprendizados e socialização

Fazer um estágio durante a graduação é uma boa forma de garantir aprendizado, mas também de quem sabe já terminar a graduação com um emprego. Em agosto, é celebrado o Dia do Estagiário, e data pode representar um momento para refletir sobre os aprendizados adquiridos no mercado de trabalho e, principalmente, a hora de o estudante fazer a clássica pergunta: "Serei efetivado como funcionário da empresa no final do estágio?" 

Diante desse questionamento, o Correio contatou a especialista na captação e desenvolvimento de jovens talentos Anamaíra Spaggiari para pedir dicas de como o estagiário deve se comportar para ser contemplado para aquela vaga. Além disso, Anamaíra, que é diretora executiva da Fundação Estudar, deu um caminho para o estudante conseguir o seu primeiro estágio.

  • Como ser contratado 

Então o estudante já tem estágio, está bem encaminhado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e encontra-se no período final da faculdade. Nesse momento, arrumar um emprego se transforma na principal questão. 

Para Anamaíra, o estagiário interessado em ser efetivado deve "entregar" resultados relevantes de seu desempenho à chefia. "E sempre buscar fazer um pouquinho a mais do que o seu líder", acrescentou. Na avaliação dela, diante da hipótese de a empresa se mostrar aberta à contribuição dos estagiários, o estudante deve aproveitar o momento para acumular experiências.

A relação entre o estagiário e a empresa funciona como uma via de mão dupla, em que as duas partes devem trabalhar em prol de um resultado comum. 

"O estagiário precisa fazer a parte dele que é basicamente é entregar com bastante determinação, foco e ter iniciativa", orientou a especialista.

  • Construa um 'case' de sucesso

A iniciativa do estagiário em ter foco e determinação na empresa proporcionará materiais a serem inseridos no currículo. Para Anamaíra, esse processo contribui na formação de um case. 

"Com o estágio, é possível construir um case de sucesso. Enquanto estudante, as experiências profissionais farão parte da história daquele estagiário. Sem dúvida, os primeiros estágios dos primeiros trabalhos fazem muita diferença e certamente podem abrir portas para trabalhos futuros", afirmou. 

Por isso, tenha um perfil no LinkedIn - rede social profissional -, e o atualize o máximo possível de informações, especialmente nos campos sobre experiências anteriores, prêmios, atividades extra curriculares, descrevendo suas atividades e principais resultados. 

  • Busque desenvolvimento tanto das habilidades socioemocionais como das analíticas

A especialista na capacitação e no desenvolvimento de novos talentos recomendo que o estagiário vá além das habilidades focadas essencialmente no lado profissional. Habilidades como socialização e equilíbrio emocional fazem parte da formação de um bom profissional. A dica, reforça ela, é buscar o equilíbrio entre as técnicas no mercado de trabalho e a parte pessoal.

De acordo com Anamaíra, o autoconhecimento faz com que o estudante tome atitudes mais coerentes em relação a seus objetivos. 

  • Não tenho estágio, o que fazer?

Aos estudantes que almejam um estágio, a diretora da Fundação Estudar orienta que o início do trajeto pode ser pela própria faculdade.

"As faculdades oferecem um tripé de ensino pesquisa e extensão e esse tripé é muito recomendado que os estudantes explorem ao máximo. Então, o estudante deve procurar projetos de iniciação científica de pesquisa, de bolsas que a universidade o governo entrega ou então é legal se envolver nisso para o estudante desenvolver competências  mais analíticas, aprofundar sobre um tema e trabalhar questões sobre como diagnosticar um problema e resolvê-lo", contou.

Anamaíra também citou organizações estudantis que oferecem estágios voluntários como possibilidade para o universitário desenvolver habilidades profissionais. 

Embora não sejam estágios padrões - como aqueles em que o estudante cumpre carga horária em uma empresa -, essas experiências serão importantes para a construção do currículo do aluno. 

  • Conseguir um estágio

A partir do fato de essas experiências contribuirão para o enriquecimento do currículo do estudante, a especialista em desenvolvimento de jovens talentos orienta ser o momento de o estudante "amarrar" essa história para apresentá-la às empresas. 

"Isso fará com que o estudante se destaque diante de um processo seletivo. Esse candidato será muito mais valorizado", reforçou.