Iniciação científica

Bolsistas de doutorado podem se candidatar a pesquisas na Alemanha

Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) fomenta as bolsas de pós-graduação por meio dos editais institucionais do Programa de Pós-Graduação. Os interessados devem se inscrever junto ao Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Interessados devem se inscrever até 31 de outubro de 2023

Correio Braziliense
postado em 27/08/2023 21:41
Alemanha: CPI (final) acelera e sobe 7,9% na comparação anual de agosto -  (crédito: Jörn Heller/Pixabay )
Alemanha: CPI (final) acelera e sobe 7,9% na comparação anual de agosto - (crédito: Jörn Heller/Pixabay )
int(7)

Os bolsistas de doutorado no Distrito Federal interessados em participar do programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha têm até 31 de outubro para se candidatar às bolsas de doutorado. Os interessados devem se inscrever junto ao Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) é signatária da chamada internacional, baseada no Acordo de Cooperação entre o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e o DAAD. A fundação fomenta as bolsas de pós-graduação por meio dos editais institucionais do Programa de Pós-Graduação (PDPG).

“A FAPDF, focada na missão institucional de fomentar a pesquisa e a inovação, firmou esta parceria com o DAAD, por meio do Confap, com o objetivo de proporcionar aos bolsistas de doutorado do Distrito Federal a oportunidade de desenvolver pesquisa de ponta vivenciando a troca de experiências com pesquisadores alemães”, afirma a gerente do Programa de Bolsas da FAPDF, Veridianne Nery.

As estadias de pesquisa (mobilidades) ocorrerão entre maio de 2024 e janeiro de 2025. Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha de dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira) e podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

Co-financiada pelo DAAD, a mensalidade é de 650 euros e abrange a cobertura de seguros de saúde e de acidentes, bem como subsídio para despesas de viagem. As inscrições serão analisadas por um comitê de seleção independente composto por cientistas.

*Com informações da Agência Brasília

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação