Eu, Estudante

SUSTENTABILIDADE

UFRJ promove competição de barcos movidos a energia solar

O Desafio Solar Brasil Enel está marcada para ocorrer entre 31 de julho e 6 de agosto, na Praia de Icaraí, em Niterói

O Desafio Solar Brasil Enel - competição de barcos movidos a energia solar - está de volta em sua 16ª edição, trazendo uma mensagem clara: o futuro sustentável é conduzido por energias limpas. Promovido pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social da UFRJ (NIDES), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o evento acontece de 31 de julho até 6 de agosto, na praia de Icaraí, em Niterói.

Nesta edição, 20 polos de inovação nacionais, incluindo universidades, institutos federais e escolas navais, se unem para projetar o destino das tecnologias náuticas dentro da responsabilidade ambiental. Instituições renomadas como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFs) e outras se destacam nesse cenário de inovação sustentável.

A premiação da regata contemplará as três equipes que obtiverem as melhores pontuações no somatório de provas. No entanto, o reconhecimento não se limita apenas ao desempenho na água. Equipes que se destacarem na produção de vídeos e pôsteres concorrerão a prêmios especiais dedicados ao esforço de divulgação científica, mostrando a importância de disseminar o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis.

Além das competições, o Desafio Solar Brasil Enel oferece uma programação ampla e diversificada. Palestras, workshops, exposição de trabalhos acadêmicos, mostra de vídeos, atrações culturais de artistas locais e minicursos gratuitos abertos ao público enriquecerão o evento, proporcionando uma experiência única de imersão no mundo da sustentabilidade e inovação tecnológica.