A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) deu início às aulas nesta segunda-feira (31/7). Localizada no Centro de Atividades 2 (CA 2), do Lago Norte, o campus recebe os alunos dos cursos de graduação em nove cursos disponíveis. Com busca ativa pelos estudantes aprovados, o processo seletivo para este semestre está na terceira chamada.
- UnDF retifica edital do 1º processo seletivo para estudantes; veja mudança
- "Vivemos um momento histórico", diz Ibaneis sobre a UnDF
- UnDF divulga primeira lista de aprovados para os cursos de graduação
Com um sorriso de orelha a orelha, Yorrana Nepomuceno, 18 anos, não conseguia controlar a alegria de ingressar na universidade. Futura pedagoga, a moradora de Ceilândia acordou cedo para vir até o campus fazer a matrícula no curso do sonho, após ser convocada na terceira chamada da seleção.
"Sempre quis pedagogia. Quando soube que teria essa universidade, pensei: 'Essa é a minha chance'. Eles me ligaram na sexta-feira para falar que passei e fiquei muito feliz e quase sem acreditar", recorda a jovem estudante.
Yorrana conta que estagiou como Jovem Aprendiz em escola pública de Ceilândia e se encontrou na área da educação. "Corri atrás da papelada para fazer a matrícula e estou com muita expectativa. Acho que vai ser uma trajetória linda. Estou animada", comenta a aluna.
Além do curso de pedagogia, a UnDF também oferece as graduações em matemática, engenharia de software, sistemas de informação, gestão ambiental, serviço social, produção cultural, gestão pública e gestão da tecnologia da informação.
As aulas ocorrem nos turnos matutino e vespertino. Cada um dos nove cursos ofertados tem 40 vagas, para bacharelado, tecnológico e licenciatura. Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Para este ano, a seleção dos candidatos é feita com base nas notas de um dos últimos cinco anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2018 a 2022. O ano a ser considerado ficará a critério do candidato.
Campus Norte
A UnDF foi criada em 28 de julho de 2021. No mesmo ano, foi autorizada a cessão de um imóvel no Lago Norte pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) para o funcionamento inicial da instituição, o atual Campus Norte.
O prédio tem três pavimentos, com área total coberta de 3.300 m², além de 2.900 m² de área livre. O local conta com 42 salas para trabalho administrativo e pedagógico, além de um auditório com capacidade para 120 pessoas.