As ações voltadas para a formação de professores para a educação básica são o tema da quarta edição da CAPES em Foco. A revista tem 60 páginas, com 17 reportagens que explicam o funcionamento de Programas no Brasil e no exterior. O lançamento da publicação ocorreu no estande da Fundação na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Curitiba, nesta terça-feira (25).
Na abertura da revista, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirma que o futuro dos cidadãos do país está intimamente ligado a uma base de qualidade. “Não há como construir boas escolas sem que haja a formação de bons professores”. Ele destaca que o maior reajuste de bolsas dado recentemente pelo governo foi exatamente para a iniciação à docência: 75%. Com isso, os beneficiários dos Programas Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP) passaram a receber mensalidade de R$ 700, e não mais R$ 400.
Mercedes Bustamante, presidente da Capes, dá uma visão geral do trabalho da Fundação na qualificação de profissionais para a educação básica. Além do Pibid e do RP, a gestora cita os Programas Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor) e de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB), além do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Residência Docente, nova ação destinada a facilitar o ingresso de professores recém-licenciados no mercado. “Por meio da atuação dedicada de professores cada vez mais capacitados e motivados, teremos alunos formados com maior qualidade e com muito mais chances de chegar ao topo da trajetória acadêmica e científica”, diz.
Já a equipe de reportagem aborda temas variados, como o poder de um diploma e o fato de a UAB chegar aonde o Brasil mais precisa. Os textos explicam a importância do maior sistema de indução da educação a distância do governo federal na democratização do acesso ao ensino superior e na formação inicial e continuada de professores para a educação básica. A luta contra a discriminação racial, a valorização do ensino de ciências e a união entre teoria e prática na sala de aula também aparecem, assim como a capacitação profissional no exterior e a volta da Plataforma Freire.