EVENTO

Embaixada e UnB realizam Ciclo de Estudos Comparados sobre o Equador

Evento, aberto ao público, reúne três dos principais especialistas do Equador e terá início às 9h30 desta quarta-feira (28/6). A história, a cultura política e os fluxos migratórios do país devem nortear os debates

Rodrigo Craveiro
postado em 27/06/2023 13:30
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Os maiores cientistas sociais do Equador participam, nesta quarta-feira (28/6), do “Primeiro Ciclo de Estudos Comparados sobre o Equador”. O evento, organizado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Brasília (UnB) e pela Embaixada equatoriana, terá início às 9h30, no Auditório da Reitoria da UnB, e é aberto à comunidade acadêmica e à sociedade. Professores e universitários farão perguntas e debaterão temas relevantes sobre o país, situado na região noroeste da América do Sul.

Também participarão estudantes da Universidade Católica de Brasília, além de convidados especiais. Um telão colocado no auditório transmitirá, em tempo real, a intervenção dos intelectuais equatorianos. Para este ano, a Embaixada do Equador convidou Enrique Ayala Mora, principal historiador do país e ex-reitor da Universidade Andina Simón Bolívar; o cientista social Felipe Burbano de Lara, reitor da Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso) no Equador; e a socióloga Gioconda Herrera.

  • Gioconda Herrera, especialista em temas de migração Arquivo pessoal
  • Felipe Burbano de Lara, cientista social do Equador Arquivo pessoal

Ayala fará uma síntese analítica da história equatoriana. Por sua vez, Burbano de Lara abordará a cultura política do Equador, enquanto Herrera discorrerá sobre os fluxos migratórios que afetam o seu país e toda a América do Sul.

Para participar, basta acessar, a partir das 9h30 desta quarta-feira, este link.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação