Os alunos da Universidade de Brasília (UnB) escolheram a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes da Universidade (DCE). Depois de três dias de votações em todos os campi, a Chapa 3 Ponta de lança, que conta com um protagonismo indígena, ganhou o pleito com 4.047 votos. O resultado foi divulgado no perfil das redes sociais do diretório.
Saiba Mais
A nova gestão, que tomará posse nos próximos dias, teve como destaque a participação dos estudantes indígenas. Entre as principais pautas, a chapa defende a universidade pública, o movimento estudantil combativo, independente de governo e preocupação com o financiamento da UnB.
Nestas eleições, a chapa Ponta de Lança contou com o apoio da deputada indígena Célia Xakriabá e do deputado distrital Fábio Felix (ambos do PSol). A eleição também definiu os representantes discentes nos órgãos superiores da UnB e apontaram os delegados que representarão a universidade no Congresso da União Nacional dos Estudantes.
Coordenador da Comissão Eleitoral e estudante de psicologia, Bruno Zaidan destacou que a eleição teve uma participação significativa dos universitários. “Isso fortalece a entidade. Afinal, se trata de uma das entidades mais importantes do DF e representa mais de 30 mil estudantes”, comentou.
Resultado final:
- Chapa 3 Ponta de lança (juntos, correnteza e AAIUnB) - 4.047
- Chapa 2 (JPT, UJS e Levante) - 2.846
- Chapa 1 Faísca - 267 votos