A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) abriu as inscrições para o prêmio Dr. Eduardo Charreau de Cooperação Científico-Tecnológica Regional, que contempla a produção científica e de cooperação de pesquisadores de países da Península Ibérica e da América Latina. Também está aberto o período de candidaturas a bolsas de doutorado em diversas áreas do conhecimento.
Os requisitos da premiação é ter desenvolvido uma pesquisa original e produtiva, além de ter "contribuído para a cooperação na Ibero-América, através da realização de projetos binacionais ou multinacionais bem-sucedidos". Para concorrer ao prêmio, o candidato deve se inscrever em uma das três categorias:
- Estímulo: destinado a pesquisadores até 45 anos em todas as disciplinas de ciências e humanidades;
- Trajetória em ciências exatas, naturais, biomédicas e tecnológicas: destinado a pesquisadores com idade igual ou superior a 46 anos;
- Trajetória em ciências sociais e humanas: destinado a pesquisadores com idade igual ou superior a 46 anos.
O processo de premiação terá duas etapas. A primeira será um comitê de seleção, formado por cientistas com ampla experiência internacional, que analisará e selecionará os candidatos propostos por instituições da região. Este grupo apresentará os resultados das análises ao júri — composto pelas autoridades das instituições que concedem o prêmio, ou por representantes por elas delegados em cada caso. Eles escolherão um vencedor por categoria. Os demais requisitos e formulário de inscrição podem ser acessados neste link, até dia 15 de julho.
- OEI e parceiros lançam prêmio para projetos sustentáveis de escolas
- Prêmio concederá até 10 mil euros a escolas com projetos inovadores
Já as bolsas do doutorado estão sendo ofertadas no Programa Paulo Freire, que é destinado a pessoas formadas em universidades ibero-americanas e que desejam se especializar em um país diferente em que obteve os diplomas de graduação e mestrado. O prazo de inscrição vai até dia 31 de agosto. Há duas vagas para as universidades da região e outras duas para a Universidade Rey Juan Carlos, na Espanha, que são direcionadas às seguintes áreas:
- Ciências;
- Ciências da Saúde;
- Ciências Sociais e Jurídicas;
- Conservação dos Recursos Naturais;
- Estudos Interdisciplinares de Gênero;
- Epidemiologia e Saúde Pública;
- Humanidades (Língua e Cultura);
- Tecnologia da informação e comunicações;
- Tecnologias Industriais, Químicas, Ambientais, Energéticas, Eletrônicas, Mecânicas e de Materiais;
- Hidrologia e Gestão de Recursos Hídricos;
- Turismo.
"O objetivo deste programa é promover estudos de doutorado e apoiar a formação vocacional pesquisador de alunos e professores da Região Ibero-Americana. Deste modo, necessário, que o candidato tenha sido aceito nos estudos de doutorado de a Universidade de destino e que esteja integrada num dos grupos de investigação anexado a ele", informa a OEI. Para mais informações, acesse este link.
Saiba Mais
- Política Lula e Janja vão a jantar oferecido por príncipe que deu joias a Bolsonaro
- Cidades DF Empresário de Planaltina desaparece depois de sair para o trabalho
- Política Foro de SP debate sobre fake news e deve contar com participação de Lula
- Brasil Capixaba tatua submarino que implodiu em expedição ao Titanic
- Política Lula é 'decepção' e 'falso amigo do Ocidente', diz jornal francês
- Política Comentarista sobre discurso de Lula em Paris: "Impressionou positivamente"