Eu, Estudante

ENSINO SUPERIOR

UnB é uma das 54 universidades brasileiras entre as 2 mil melhores do mundo

A Universidade de Brasília ganhou três posições em relação ao ano passado. Brasil não tem nenhuma universidade no top 100. Harvard é a melhor do mundo

A edição de 2023 do Center for World University Rankings (CWUR) tem 54 universidades brasileiras estão entre as 2 mil melhores do mundo. A melhor colocada é a Universidade de São Paulo (USP). A avaliação é feita mediante a análise de quatro fatores: qualidade da educação, empregabilidade, qualidade do corpo docente e desempenho em pesquisa. Neste ano, foram avaliadas 20.531 instituições.

A Universidade de Brasília (UNB) está na 857ª colocação da lista, três acima de 2022. Em relação as universidades brasileiras, a UNB permanece na 12ª posição, sendo a oitava melhor federal. Desde que a UnB apareceu neste ranking pela primeira vez em 2014, ela já subiu 37 colocações.

Em comparação com o ano passado, o Brasil tinha 56 universidades entre as 2 mil melhores. Neste ano, das listadas, mais da metade caiu de colocação, duas mantiveram as mesmas posições e 23 melhoraram. Ficarem fora da lista Global 2000 deste ano: o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Das 10 melhores universidades da América Latina e do Carine, cinco são brasileiras. Eis as melhores do ranking: USP (posição geral: 109ª); Unicamp (344ª); UFRJ (376ª); Unesp (424º); UFRGS (467º); UFMG (503º).

Harvard lidera a lista mundial, seguida por duas outras instituições privadas dos EUA, MIT e Stanford. Classificadas em quarto e quinto lugar as universidades britânicas Cambridge e Oxford são as melhores instituições públicas de ensino superior do mundo.

* Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca