As inscrições para o programa gratuito Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas (PTAC), do Instituto do Teatro Brasileiro (ITB), para as cidades de São Luís (MA), Paracatu (MG), Ribeirão Preto (SP) e Florianópolis (SC) foram abertas nesta segunda-feira (1º).
O programa viabiliza, por meio de cursos gratuitos, a formação nas áreas de técnico de som, de luz, de palco e de produção cultural. A escolha das formações foi feita após mapeamento de grupos, instituições e artistas, com objetivo de valorização da cultura local. As inscrições podem ser feitas pela internet até o próximo dia 18.
O projeto teve início em 2022 atingindo três cidades: Ipatinga (MG), São Paulo (SP) e Petrolina (PE) e, agora, atende um total de sete municípios: Paracatu (MG), Taubaté (SP), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), São Luis (MA) e Florianópolis (SC). As inscrições para as outras praças serão realizadas em junho. As aulas para as quatro primeiras cidades ocorrerão em junho e, em julho, para as outras três, informou nesta quinta-feira (27) o coordenador pedagógico do ITB, André Prado.
"Essa formação de estudo tem, aproximadamente, três meses, com um mês adicional, que é um período de estágio supervisionado". O ciclo completo, desde a seleção dos candidatos até a finalização do curso, com entrega do certificado, dura seis meses. Aí, o aluno já tem condições de obter o registro profissional. "Aqueles que obtiverem 80% de aproveitamento no curso e 80% de frequência estão aptos", disse Prado.
Saiba Mais
- EuEstudante Ex-cobrador cria bibliotecas itinerantes em ônibus e na própria bicicleta no DF
- EuEstudante Sesi Lab oferece entrada gratuita no primeiro domingo do mês
- EuEstudante MEC adia mudança no Enem e freia o Novo Ensino Médio
- EuEstudante Reforma do ensino médio: secretários de Educação criticam suspensão de cronograma
- EuEstudante Camilo confirma suspensão do cronograma do Novo Ensino Médio
- EuEstudante MEC oficializa suspensão do Novo Ensino Médio em portaria
Critérios
Podem participar do processo candidatos que possuam ensino médio completo e tenham mais de 18 anos. "Exatamente por conta dessa questão do registro profissional, precisam ser maiores de idade e ter o ensino médio completo". O projeto quer atrair especialmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Atende também artistas e técnicos que desejam se reciclar ou possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência, além do registro profissional.
Segundo o coordenador pedagógico, 40% dos alunos saíram do curso com emprego, alguns dos quais com carteira assinada em produtoras, teatros e empresas.
O PACT surgiu a partir de uma percepção do ITB sobre a carência de formação qualificada nas áreas técnicas e de produção em artes cênicas, em contraponto a um mercado de trabalho com boa capacidade de absorção de mão de obra. "A gente percebe que o mercado está carente. A questão da pandemia fez com que muitos profissionais migrassem de profissão. E a carência de formação é grande", disse Prado.
Para este ano, a expectativa do ITB é ter, pelo menos, o dobro de inscritos para as vagas, que atingem 80 para cada uma das sete cidades. "Estamos esperando pelo menos 160 inscritos por cidade". Em 2022, foram ofertadas 240 vagas, com cerca de mil inscrições.
André Prado salientou que o processo seletivo não é de aptidão, mas para entender se o aluno pretende concluir o curso ou se fez a inscrição por apenas curiosidade.
Aulas híbridas
As aulas para as primeiras quatro cidades serão dadas de forma híbrida (presencial e online), entre 6 junho e 18 de agosto de 2023, com práticas em equipamentos das instituições parceiras em cada cidade. Algumas aulas serão simultâneas entre todas as cidades para promover um intercâmbio de aprendizado e vivência entre os alunos. Para o segundo bloco de cidades, as aulas se estenderão de 11 de julho a 20 de outubro.
Saiba Mais
- EuEstudante Professores da rede pública do DF entram em greve a partir de 4 de maio
- EuEstudante Conif celebra o Dia da Educação pela cultura de paz nas escolas
- EuEstudante Dia da Educação: professores explicam caminhos de ensino antirracista
- EuEstudante Após vistoria em 38 escolas, TCDF acha problemas com segurança em 35% delas
- EuEstudante Projeto Rondon: UnB abre inscrições para estudantes participarem de iniciativa
- EuEstudante Ato em frente ao Congresso lembra vítimas de massacres escolares