O Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promovem nesta quinta-feira (13), em Brasília, evento comemorativo da Plataforma Freire, principal instrumento de gestão das ações de formação de professores.
A data está ligada ao educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira. A cerimônia terá transmissão ao vivo, pelo YouTube, no canal da Capes, a partir das 15h. Camilo Santana,O ministro da Educação, Camilo Santana, e a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, participarão do evento.
Criada em 2009, a Plataforma Freire foi pensada para gerir, exclusivamente, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A Capes assumiu a ferramenta em 2012 e, ao longo dos anos, aumentou seu alcance. Desde 2018, ela também engloba os Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica.
No ano passado, somaram-se a essas ações o Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB).