Ministério da Educação (MEC) divulga lista de pré-selecionados participantes da lista de espera do Programa Universidade Para Todos (ProUni). O resultado ficará disponível até 19 de abril pelo Portal Acesso Único, na página do participante. Desta forma, os candidatos terão até essa data para comprovar as informações fornecidas junto à instituição de ensino escolhida. O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano. Nesta primeira edição de 2023, foram ofertadas 290 mil vagas para o programa.
Para participar do processo seletivo, o candidato deverá comprovar renda familiar bruta mensal, por indivíduo, de até um salário mínimo e meio; e para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por familiar. Além disso, para concorrer o candidato não poderá ter uma formação superior.
Com o intuito de oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas, ProUni foi criado em 2004.