Eu, Estudante

DESEMPENHO

UnB recebe nota máxima no IGC e lidera entre as instituições do DF

"O resultado é reflexo de um trabalho sério e comprometido de toda a nossa comunidade acadêmica, discentes, docentes, técnicos e trabalhadores terceirizados", disse a reitora da UnB

A Universidade de Brasília (UnB) recebeu nota 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021, divulgado na terça-feira (28/3), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o desempenho, volta ao topo, sendo a única instituição do Distrito Federal com avaliação máxima.

O Índice Geral de Cursos contabiliza uma média ponderada da nota de avaliação de cada curso e a fração do total de estudantes daquele curso na instituição. Isso é feito para os diversos níveis de formação ofertados pela universidade: graduação, mestrado e doutorado.

Para a reitora Márcia Abrahão, a nota máxima é reflexo dos esforços da instituição. “A UnB merecia retornar para a nota máxima. O resultado é reflexo de um trabalho sério e comprometido de toda a nossa comunidade acadêmica, discentes, docentes, técnicos e trabalhadores terceirizados. Nós esperávamos a nota máxima porque direcionamos esforços e priorizamos a utilização de recursos que contribuem para a excelência acadêmica da UnB, apesar dos drásticos cortes no orçamento da nossa universidade e de apoio à pesquisa no país nos últimos anos", disse.

SegundoAbrahão, a UnB continuará implementando ações para aprimorar o desempenho da instituição, como a alocação de orçamento para as unidades acadêmicas, editais de pesquisa, bolsas para estudantes de pós-graduação, ampliação do número de vagas em cursos de pós, acompanhamento de perto dos programas de pós-graduação pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG) e preparação para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizada pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG).