O Instituto Federal de Brasília (IFB) publicou, nesta quinta-feira (13/4), uma carta à comunidade para informar ações de prevenção, enfrentamento e combate à violência escolar. Assinada pela reitora, Luciana Miyoko Massukado, a carta orienta os estudantes a não compartilhar publicações que reproduzem pânicos ou ameaças, e informa que a instituição reforçará o contato com a Polícia Federal, Batalhão Escolar e demais órgãos.
De acordo com a nota, toda equipe de segurança e apoio do IFB está sendo orientada para situações de emergência. Além disso, o instituto também participará da campanha Cultura de Paz nas escolas, que ocorrerá no Dia da Educação, em 28 de abril, em toda a rede federal. “O IFB continuará promovendo momentos de conversa com a comunidade e familiares sobre medidas de prevenção”, diz trecho da nota.
A instituição destaca ainda que fortalecerá o levantamento de possíveis casos de intolerância e que acompanhará de perto qualquer situação que venha a ocorrer nas unidades.
Íntegra
Carta à comunidade do IFB,
Destacamos que o Instituto Federal e Brasília é um espaço para construção da paz, do conhecimento e de novos horizontes pessoais e profissionais, com respeito, segurança e harmonia. É acima de tudo um espaço de conviver com as diferenças e as diversidades. Como bem nos ensinou Paulo Freire, a educação é um processo fundamental para a transformação social e a construção de um mundo mais justo.
O IFB tem realizado ações permanentes de prevenção, enfrentamento e combate às violências e preconceitos, seja por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas, diálogos formativos, entre outros.
Diante dos atuais acontecimentos envolvendo o ambiente escolar, orientamos que toda a comunidade acadêmica evite compartilhar publicações que reproduzam pânicos ou ameaças, pois isso não contribui para melhorar a segurança.
Informamos também que estamos adotando algumas medidas, além de outras que possam ser implementadas.
Toda a equipe de segurança e apoio do IFB está sendo orientada para situações de emergências, dentro do que permite a legislação atual.
O IFB reforçará o contato com o Batalhão Escolar e com demais órgãos como Polícia Federal e Ministério Público estabelecendo contatos específicos e canais de comunicação mais fluidos;
O IFB continuará promovendo momentos de conversa com a comunidade e familiares sobre medidas de prevenção;
O IFB fortalecerá o levantamento de possíveis casos de intolerância para direcionar um trabalho de atenção e cuidado;
O IFB participará da Campanha pela Cultura de Paz nas escolas, que ocorrerá no dia da Educação, 28/04, em toda a rede federal;
O IFB acompanhará ainda mais de perto e atento quaisquer movimentos ou situações que venham a ocorrer nas unidades.
Canais de recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas
Ouvidoria do IFB
(https://www.ifb.edu.br/institucional/ouvidoria)
Escola Segura (https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura)
Reiteramos nosso compromisso com a comunidade do IFB e pedimos a colaboração de todos – estuantes, servidores e familiares para que juntos possamos enfrentar esse desafio que é garantir um ambiente educacional ainda mais seguro e acolhedor.
Atenciosamente,
Luciana Miyoko Massukado
Reitora do Instituto Federal de Brasília