Os desafios enfrentados durante a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são inúmeros, mas, para muitos, as dificuldades não acabam com os resultados positivos das avaliações. Natural de Itapiranga, interior do Amazonas, a estudante Rilary Manuela Coutinho, de 18 anos, que foi nota mil na redação Enem e se viu em um novo desafio ao receber os resultados das provas, custear os estudos.
Aprovada no curso de engenharia civil na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a jovem de origem humilde precisou recorrer a uma vaquinha on-line para arrecadar dinheiro. "A vaquinha foi feita para ajudar a custear meus estudos. A longo prazo não sei se as pessoas vão continuar ajudando, mas foi a forma que encontrei. Esse dinheiro será usado para a minha moradia, livros e tudo que for preciso. Foi uma grande surpresa conseguir arrecadar R$ 200 mil em um período de duas horas. Foi uma sensação incrível", explica a jovem.
O processo de preparação da jovem para o exame foi pesado e de muita dedicação. Ela ficava em tempo integral na escola e, ao chegar em casa, estudava mais quatro horas. “Eu chegava em casa e fazia resenhas de livros, isso me ajudou bastante para a questão da escrita. Eu conhecia muito do tema da redação e isso me ajudou a atingir a nota máxima”, conta a jovem sobre como organizava a rotina de estudos.
Atualmente, Rilary mora em Itapiranga com a avó e com o irmão. Diante de algumas dificuldades, antes mesmo de fazer o vestibular, a amazonense sabia que não conseguiria iniciar seus estudos imediatamente, uma vez que a faculdade fica a cinco horas de viagem da cidade onde ela mora, por isso, teve a ideia da vaquinha.
Sonhadora, a estudante demonstra felicidade com a conquista. "Estou muito feliz, a longo prazo posso ter várias oportunidades. Foi uma surpresa tirar essa nota, pra mim é uma coisa extraordinária por conta da minha origem, nunca pensei que isso seria possível, uma pessoa Itapiranga ter tirado aquela nota, foi uma surpresa enorme", conta a estudante que também da conselhos para quem deseja alcançar o mesmo resultado no exame. "Você só escreve sobre aquilo que você sabe, é bom saírem, conhecerem o mundo e absorver tudo que der de conhecimento", pontua a jovem.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!