Os estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) têm uma nova facilidade na palma da mão, a carteirinha digital. Desde a última quinta-feira (23), a identidade estudantil passou a ser digital, simplificando o processo de emissão e eliminando o tempo de espera da entrega do documento físico. Para ter acesso a carteirinha digital, o estudante deverá realizar o autocadastro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), com fotografia no perfil. Depois, é só gerar o documento na aba Ensino do Portal do Discente.
Após a emissão, o sistema irá gerar um arquivo PDF para download no computador ou celular, e você pode levar a identidade estudantil para onde for, sem ocupar mais espaço na carteira, descascar ou desbotar. Além disso, os riscos de perder o documento são reduzidos, uma vez que a carteirinha é emitida no momento em que o aluno desejar, desde que tenha vínculo ativo com a instituição.
Apostar em linhas singelas e nas cores da logo da universidade foi o foco principal do novo design. De acordo com Marcelo Jatobá, programador visual na Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB, a disposição dos elementos visuais foi pensada para privilegiar a leitura. O leiaute mais limpo e simples, e a utilização das cores e fontes institucionais, resulta em uma leitura mais rápida. Além disso a marca UnB ganha um destaque maior, pelo fato de não competir com outros componentes visuais”, explica.
Outra inovação na identidade estudantil é o uso de QR Code, juntamente ao código de barras. O primeiro facilita a entrada na Biblioteca Central (BCE), pois identifica o usuário pelo CPF. Já o código de barras agiliza o acesso ao Restaurante Universitário (RU), diminuindo o tempo de espera nas filas.