prodígio

Estudante de 14 anos, recordista de aprovação em vestibulares, consegue estágio

Caio Temponi começou a cursar direito este mês na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). No total, ele foi aprovado quatro vezes para o curso de medicina, além do ITA

Nathalia Sarmento
postado em 16/03/2023 20:50 / atualizado em 17/03/2023 17:30
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

Em meio às dificuldades de inserção no mercado de trabalho, o jovem que ostenta o maior número de aprovação em vestibulares do Brasil, Caio Temponi, 14, conquista o primeiro estágio em direito, mesmo iniciando o curso na última segunda-feira (13). O estudante que passou quatro vezes para o curso de medicina e também foi aprovado na prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), optou por cursar direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Cursar direito é uma realização de um sonho infantil. Mesmo criança, ele almejava a carreira de juiz. Caio, que participa de duas sociedades internacionais de alto QI (quociente de inteligência), se mostrou feliz e empolgado com a nova etapa da vida e acrescenta que a oportunidade de emprego é uma forma de se desenvolver e entender mais da área. “Uma profissão muito respeitada, o que mais me admira é o posicionamento justo e correto e como ele influência na vida das pessoas”, afirma o calouro.

Tendo a Constituição Federativa como livro de cabeceira, Caio, com apenas uma semana de curso, destaca que a matéria na qual mais se identificou até o momento foi direito constitucional. “Ainda estou me familiarizando com as matérias do curso e estudando a fundo as áreas do direito. Porém, me interessei pelas leis constitucionais logo de início”.

Trajetória de Caio

O adolescente também foi classificado em primeiro lugar no vestibular para administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, em 2021, também ficou em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando todas as questões.

O currículo de aprovações segue longe de acabar. É que, ainda neste ano, o estudante foi medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio, na categoria até 13 anos. Ele concorreu com estudantes de outros 12 países e foi o único brasileiro a conquistar tal façanha e, de quebra, alcançou a maior nota do exame, 44 pontos, contra 34 dos segundos colocados.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação