OBITUÁRIO

Morre o professor Yves Chaloult, atuante na defesa da universidade pública

A idade e a causa da morte de Yves ainda não foram divulgadas. Nascido no Canadá, o docente e pesquisador viveu no Brasil durante a maior parte da vida e lecionou na UnB

Aline Gouveia
postado em 10/03/2023 15:56 / atualizado em 10/03/2023 16:22
 (crédito: Arquivo Pessoal)
(crédito: Arquivo Pessoal)

O professor Yves Chaloult morreu nesta quinta-feira (10/3). Nascido no Canadá, o docente e pesquisador viveu no Brasil durante a maior parte da vida. Ele lecionava sobre ciências sociais, com ênfase em sociologia do desenvolvimento, em disciplinas de graduação e pós-graduação na Universidade de Brasília. A idade e a causa da morte de Yves ainda não foram divulgadas.

Atuante em temas como disparidades regionais e integração, o professor Yves escreveu diversos livros, entre eles: Estado, acumulação e colonialismo interno, Poder e déficit democrático do Mercosul e Mercosul, Nafta e Alaca; a dimensão social.

Segundo o professor do departamento de sociologia da UnB Sadi Dal Ross, Yves Chaloult atuou em defesa da universidade pública e democrática, além de se engajar contra o regime militar "que estava à frente da reitoria da UnB e atuou pela implantação de uma gestão democrática na UnB". Isso porque o dia 29 de agosto de 1968 ficou marcado na Universidade de Brasília pela tomada do câmpus por militares.

"Escreveu uma tese de doutorado em que combatia o dualismo na sociedade brasileira e as desigualdades sociais e regionais. Fez estudos empíricos sobre desigualdades sociais. Aprofundou o estudo de migrações rurais interregionais no Brasil assim como na dependência interna. Desempenhou um papel importante na luta pelas eleições "Diretas já!" que só se tornaram parte da realidade social bem após o fim da ditadura civil-militar de 1964-1985", lembrou o professor Sadi.

Yves se graduou na Université Laval, fez mestrado em Sociologia rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Filosofia pela Collegium Maximium Immaculatae Conceptionis, doutorado em Sociologia pela Cornell University e pós-doutorado pela Université du Québec. Ao longo de sua trajetória, ele orientou diversos trabalhos acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado.

"Deixa uma memória que engrandece nossa Universidade de Brasília. Faço este relato para compartilhar com os colegas do importante papel que desempenhou na Universidade de Brasília e em nosso departamento de Sociologia. Depois que deixou a UnB engajou-se na luta em favor das tribos indígenas. Viva o professor Yves Chaloult", declarou Sadi Dal Ross.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.

Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para contato. Clique aqui e mande o e-mail.

 

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação