A Universidade de Brasília (UnB) anunciou nesta sexta-feira (17/2) o lançamento de edital para fomentar projetos de extensão que incentivem a participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia.
As iniciativas devem ser de atuação focada, especialmente em escolas públicas do Distrito Federal e polos de extensão de Ceilândia, Estrutural, Paranoá e Recanto das Emas e nas Casas Universitárias de Cultura da UnB.
- UnB é a terceira melhor federal nos cursos de administração e economia
- "Voltamos a ser tratados por magníficos", comemora reitora da UnB
Serão 20 projetos contemplados e até duas bolsas de extensão por iniciativa selecionada, pelo período de seis meses, com vigência prevista de julho a dezembro de 2023.
Para a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, a proposta é inovadora não por ser multissetorial, mas também por encorajar a entrada e ampliar oportunidades para meninas em cursos majoritariamente frequentados por homens.
“Este é um marco, a primeira iniciativa de uma série de ações que serão tomadas coletivamente, de agora em diante, para atrair e incentivar a permanência de garotas na ciência”, destaca.
Inscrições
As inscrições começam no dia 8 de março — data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher — até 2 de maio. Para se inscrever, o projeto deve estar dentro de uma das linhas de atuação do edital (confira abaixo) e o cadastro deve ser feito no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
As linhas de atuação do edital são:
- Gênero, sexualidades, raça, etinia e interseccionalidades;
- Educação;
- Tecnologia e Produção;
- Direitos Humanos, Cidadania e Justiça;
- Trabalho;
- Saúde e Qualidade de Vida.
Os projetos serão avaliados por uma comissão especial, até 12 de junho e os selecionados serão divulgados no dia 20 de junho, conforme o cronograma do edital.
Para mais informações sobre o edital, acesse o link.
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!