Eu, Estudante

Deferência

Ex-reitor da UnB é agraciado com título de doutor honoris causa

Natural da Espanha, Antonio Ibañez Ruiz chegou ao Brasil em 1960, dois anos antes da inauguração da Universidade de Brasília, onde lecionou por mais de 45 anos

O engenheiro, professor e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB) Antonio Ibañez Ruiz, 80 anos, recebeu nesta quarta-feira (8) o título de doutor honoris causa da instituição. A solenidade ocorreu no auditório da reitoria, completamente lotado. A outorga foi aprovada em setembro de 2022 pelo Conselho Universitário (Consuni). “Faltam-me palavras para expressar os meus agradecimentos à Universidade de Brasília e à sua comunidade, tanto as passadas como as de hoje", afirmou o homenageado.

Um dos primeiros reitores da UnB após a redemocratização, com o primeiro mandato iniciando em 1989, Ibañez destacou, ao receber o título, a contraposição entre os anos da ditadura e o ideal sonhado para a UnB por seus fundadores. Natural da Espanha, ele chegou ao Brasil em 1960. Dois anos depois, a UnB seria inaugurada.

“A UnB foi criada num dos momentos mais acirrados da sociedade brasileira, em 1961, véspera do golpe militar de 1964. A ideia de um outro desenvolvimento amparado nas reformas de base estavam na pauta do dia, mas os militares e parcela da sociedade não deixaram prosperar essa discussão e desencadearam o golpe militar", disse.

"Desde a sua criação, a UnB incomodou as elites desse país, que nunca consideraram a educação como um eixo fundamental na formação do Brasil. Se preocuparam desde o início exclusivamente com um eixo do desenvolvimento ganancioso para as próprias elites e seus herdeiros”, prosseguiu Ibañez, em seu discurso.

"Qualquer esboço de retomar essa discussão causa sérias preocupações nas elites, as quais são capazes de até provocar retrocessos nos avanços conseguidos”, criticou o homenageado. Ainda recorrendo à história, Ibañez recomendou que a UnB mantenha-se sempre fiel à sua missão original de vanguarda e contestação.

"O professor Darcy, em sua justificativa para criação da UnB, afirmou tratar-se de uma universidade 'que tenha o inteiro domínio do saber e que o cultive não como um ato de fruição ou de vaidade acadêmica, mas com o objetivo de, montada nesse saber, pensar o Brasil como problema'. Esse tem que ser o principal objetivo da Universidade de Brasília."

Entre as várias realizações de Ibañes para a UnB, está a consolidação dos cursos noturnos e a criação do estatuto da universidade, aprovado em 1992. Ibañez lecionou na UnB por mais de 45 anos (1967-2013). Foi decano de Assuntos Comunitários (1985-1987) e reitor (1989-1993). Exerceu funções de grande relevância na educação do país, como secretário de Educação do DF e secretário de Ensino Médio e de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Fez parte do Conselho Nacional de Educação da Câmara de Educação Básica e atuou como coordenador da1ª Conferência de Segurança Alimentar do Conselho de Segurança Alimentar da Presidência da República. Foi também secretário executivo substituto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2007 a 2015.

Ibañez destacou-se na defesa dos direitos dos professores participando da assembleia de criação da Associação dos Docentes da UnB em 1978, entidade da qual foi presidente de 1982 a 1984, além de ter sido secretário da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior. Foi decisão sua, como reitor da UnB em 1991, estender a todos os agentes universitários o direito de incorporação da Unidade de Referência de Preços (URP) aos salários.

O professor foi agraciado, em 1999, com a Comenda de La Ordem de Isabel La Católica pelo Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha e, em 2010, com a Comenda da Ordem Científica e Tecnológica do Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil. É autor de mais de 30 artigos e livros, principalmente na área de educação.

“É muito bom a gente ver esse legado e acima de tudo a defesa da democracia, da universidade pública gratuita e a defesa do futuro da nossa sociedade por meio da educação”, destacou a reitora Márcia Abrahão durante a solenidade de outorga do título.

Além de amigos e familiares, estiveram presentes na cerimônia os professores aposentados Alberto Ibañez (Unesp) e Clodomir Ferreira (FAC/UnB), os professores Cristina Brandão (FT/UnB) e Antonio Carlos Pedroza (IF/UnB), o emérito José Carlos Coutinho (FAU/UnB), o diretor da FT, Edson Paulo da Silva, o secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) Gustavo Balduíno e membros da embaixada da Espanha.

*Com informações da assessoria de comunicação da UnB