O Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais está convocando voluntários para a fase de testes clínicos da Spin-TEC, a primeira vacina brasileira contra covid-19. Nessa fase, são necessários dez voluntários, entre 18 e 54 anos. Os pré-cadastros podem ser feitos no site do laboratório.
De acordo com o CTVacinas, para estar apto a receber o imunizante também é preciso: ter tomado duas doses de CoronaVac; uma dose de Pfizer - entre outubro de 2021 e maio de 2022; não possuir comorbidades; nunca ter tido covid-19; e morar em Belo Horizonte.
“Estamos na reta final para finalizar o recrutamento da Fase 1. A vacina tem se mostrado segura até o momento. Não tivemos nenhum evento adverso grave. E essa etapa serve justamente para essa finalidade: observar a segurança do imunizante”, explica Helton Santiago, professor da UFMG e coordenador da fase de testes clínicos.
Fase 1
Ainda conforme o laboratório, os testes clínicos são organizados em três fases. A SpiN-TEC MCTI UFMG está quase finalizando a primeira fase, em que a vacina é testada em 36 voluntários.
Em cada subetapa dessa fase, a vacina é aplicada, em diferentes quantidades, em 12 voluntários. Vinte e quatro voluntários já receberam o imunizante, e nenhuma reação grave foi registrada.
Esses voluntários ainda serão observados por um ano, incluindo visitas periódicas à Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac), instalada na Faculdade de Medicina da UFMG.
Vacinação em BH
Desde o início da campanha de vacinação contra a covid-19 em Belo Horizonte, 2.363.944 pessoas tomaram a primeira dose dos imunizantes; desse total, 2.179.060 completaram o esquema vacinal com a segunda dose. Já 1.861.713 receberam a dose de reforço, e 526.747, a quarta dose.