Soberania alimentar

IFB abre vagas remanescentes para curso superior de agroecologia

Podem se inscrever trabalhadores rurais sem a necessidade da realização de prova. Vagas são oferecidas para trabalhadores rurais

Eu Estudante
postado em 01/02/2023 15:06
 (crédito: Moisés Savian)
(crédito: Moisés Savian)

O curso superior de tecnologia em agroecologia oferecido pelo câmpus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB) abre edital para vagas remanescentes, que serão oferecidas após seleção do Sistema de Seleção Unificada (SISU) para ingresso no primeiro semestre de 2023. As vagas são oferecidas para pessoas que trabalham no campo ou participam de organizações rurais, sem necessidade de realização de provas. As inscrições para a seleção devem ser feitas até 10 de março pelo site, mediante apresentação de documentos especificados no edital. São ofertadas 10 vagas remanescentes.

Segundo o coordenador do curso, Ilvan Menezes, essa forma de ingresso simplificado só acontece no curso de agroecologia e é uma maneira de aproximar o curso das populações rurais que, “em função do modo de vida e do local onde moram, encontram mais dificuldades para realizarem o Enem”. Assim, afirma ele, a medida contribui para a permanência dos jovens no campo e garante segurança e soberania alimentar tanto para a população do campo como para as cidades.

O curso tem duração de três anos e terá início no primeiro semestre de 2023, no período matutino. Menezes ressalta que, para quem trabalha no meio rural, o curso é importante para o aprendizado e a vivência práticas no processo de produção agrícola sustentável aliado ao resgate dos conhecimentos tradicionais. "A agroecologia é um curso muito amplo, abrangendo conhecimentos das ciências sociais, humanas e exatas, assim como dos saberes tradicionais", reitera.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação