Eu, Estudante

Assistência estudantil

UnB está com inscrições abertas para programas de assistência estudantil

Calouros do semestre 1.2023 não participam desta avaliação. Eles devem aguardar a publicação do edital no próximo semestre

A Universidade de Brasília (UnB) oferece auxílio institucional para estudantes de graduação e de pós-graduação que estejam em vulnerabilidade socioeconômica, com o intuito de assegurar as condições de permanência durante a trajetória acadêmica. O Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), promove dois programas de assistência, moradia estudantil e alimentação. Os interessados deverão, primeiramente, efetuar a inscrição para o edital de avaliação socioeconômica, condição obrigatória para se candidatar aos benefícios. O prazo para solicitar a avaliação vai até 31 de janeiro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Para efetuar o cadastro o estudante deverá preencher informações sobre endereço e dados bancários, no menu Meus Dados Pessoais.Logo em seguida, o interessado deverá aderir ao Cadastro Único referente ao segundo semestre de 2022, preenchendo formulário e incluindo a documentação necessária. Vale salientar que os calouros do semestre 1.2023 não participam desta avaliação, será publicado edital no próximo semestre. 

 Logo após a inscrição para a avaliação socioeconômica, o estudante poderá acessar a dois editais abertos o de moradia estudantil e o de alimentação. As oportunidades de moradia estudantil são destinadas a universitários que possuam interesse em uma vaga na Casa do Estudante Universitário (CEU). Já o edital de alimentação contempla estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu com gratuidade em refeições – café da manhã, almoço e jantar – no @ru.unb_oficial. As inscrições para ambos os editais estão abertas até 18 de fevereiro, pelo Sigaa.


Moradia estudantil

Para se inscrever no edital de moradia estudantil os discentes deverão atender aos critérios de renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo e meio, com residência fixa fora do Distrito Federal e cuja família não tenha imóvel na capital federal. Residentes em regiões de difícil acesso no DF e estudantes em situação de rua ou com rompimento de vínculo familiar também podem se candidatar – estes casos serão analisados pela DDS para deferência conforme situação. A avaliação socioeconômica será de carater obrigatório. As inscrições estão abertas até 18 de fevereiro, pelo Sigaa.
>> Confira o edital de moradia estudantil (graduação)

Auxílio alimentação

Já para participar do auxílio alimentação, cujo as inscrições se encerram em 18 de fevereiro, pelo Sigaa, os estudantes de graduação devem ter renda familiar bruta per capita de até um salário-mínimo e meio. A gratuidade no café da manhã, almoço e janta no Restaurante Universitário (RU) serão os benefícios concedidos ao universitário que for aprovado no processo.