A Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) informou que não há previsão de suspensão das atividades administrativas e acadêmicas presenciais por causa dos ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos nesse domingo, em Brasília. A decisão é para dar procedimento ao calendário letivo aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe)
Em nota assinada pela reitora, Márcia Abrahão, e o vice-reiror, Enrique Huelva, a UnB repudia veementemente os atos " terroristas" ocorridos na capital federal no dia de hoje (8). "A democracia brasileira não admite ataques, invasões e depredações. E deve ser defendida por todas as brasileiras e brasileiros." Os dirigentes da UnB reiteram a nota divulgada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reforçamos a necessidade de apuração rigorosa e rápida desse grave atentado às instituições brasileiras.
Nota da Andifes sobre os atos terroristas em Brasília
Os atos terroristas que desafiam, ocupam e depredam as sedes dos três poderes de nossa República são intoleráveis, inaceitáveis e inescusáveis.
Os danos contra o patrimônio, contra a soberania popular e contra o Estado de Direito devem ser apurados com todo o rigor, não poupando nenhum terrorista, financiador e articulador destes atos criminosos, bem como aqueles que tenham viabilizado, ainda que por omissão, esse atentado às instituições brasileiras.
Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)
Brasília, 8 de janeiro de 2023