A primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) está com inscrições abertas para a edição de 2023 no período de 16 a 20 de janeiro. A prova será aplicada em 5 de março nas seguintes cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Inscrições devem ser feitas pelo Sistema Revalida mediante pagamento de taxa de R$ 410.
Para realizar a primeira etapa do exame, o participante precisa ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e possuir diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente.
O diploma deverá ser anexado ao sistema do exame no período da inscrição. É necessário enviar os dois lados do documento (frente e verso), incluindo imagem do selo de autenticação consular ou do apostilamento realizado pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, no formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB. O resultado da análise do diploma será divulgado pelo Inep no dia 23 de janeiro.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) desde 2011, o Revalida busca subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior.
Demais Informações: http://revalida.inep.gov.br/revalida/.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep