Após o presidente Lula(PT) decretar estado de emergência acerca da situação do povo Yanomami, o Ministério da Saúde abriu inscrições para cadastro voluntário de profissionais que queriam atuar na Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). A reserva, maior do Brasil, enfrenta uma crise sanitária. Por conta da desassistência aos indígenas, foi decretada emergência de saúde pública.
Para submeter a inscrição é necessário preencher um formulário on-line com o nome completo e a área de formação. O cadastro é permanente para que convocações possam ser feitas em eventuais futuras missões.
Os voluntários convocados prestarão atendimento direto aos pacientes localizados na Casa de Saúde Indígena (Casai) Yanomami e assistência no hospital de campanha do Exército. A equipe é composta por médicos, enfermeiros e nutricionistas que atuarão de acordo com suas especialidades.
A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) é um programa de cooperação criado em novembro de 2011 e voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município. Para somar à Força Nacional, a Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade(SBMFC), publicou uma chamada nacional de convocação para médicos da família e comunidade.