Calouros da Universidade de Brasília (UnB) foram recebidos em clima de festa e animação na tarde desta segunda-feira (16), após a divulgação dos provados em primeira chamada no vestibular 2023. Tinta, farinha de trigo, música e muita felicidade foram os principais componentes que marcaram este novo ciclo na vida de 1.663 novos universitários. As vagas serão distribuídas entre os câmpus Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia.
A caloura em pedagogia Beatriz de Miranda, 18 anos, esbanjou alegria e alívio com a sensação do dever comprido. Primeira da família a ingressar em uma instituição de ensino superior, seus pais sequer completaram o ensino fundamental. A moradora de Brasilândia, região administrativa do Distrito Federal, disse que seu cronograma de estudos estava desorganizado em relação às datas da realização do exame.
"Descobri o dia da avaliação por causa dos meus amigos. Se não fosse por eles, não estaria aqui hoje. É uma conquista principalmente da minha família. Meus pais estudaram apenas até o quarto ano do ensino fundamental. Agora, podemos construir um novo futuro”, comentou a caloura, em êxtase com a nova oportunidade.
Adversidades
Para Isabel Gonçalves, 18, as emoções perpassaram as barreiras da felicidade. Segundo ela, os sentimentos mais fortes foram de alívio com regozijo. Primeira da família a ingressar em uma universidade pública, ela comemora a conquista e relembra, ao mesmo tempo, as dificuldades enfrentadas pelo caminho até chegar à aprovação na UnB. Egressa do Centro de Ensino Médio 2 do Gama (Cem 02), ela lembra que as condições de ensino não foram favoráveis, especialmente por enfrentar um vestibular com pouco conteúdo disponível nas redes sociais.
“Fui autodidata. Estudei muito por questões do Programa de Avaliação Seriada (PAS), ao mesmo tempo em que procurava conteúdos nas plataformas de vídeo, além de contar com o auxílio de uma professora amiga”, disse Isabel.
Aos 17 anos, Luigi Berber conquistou a tão sonhada vaga na UnB. O curso de física sempre foi seu objetivo acadêmico, agora concretizado. O estudante conta que dedicou horas a fio de estudo para os concursos oferecidos pela instituição, como o Programa de Avaliação Seriada (PAS). “Mesmo com a pandemia, fiz de tudo para manter o foco nos meus objetivos”, disse o calouro.
Descontração
O universitário Heron Nery, 20, diretor de eventos da Associação Atlética Acadêmica do Direito da UnB, pontua o valor simbólico da recepção aos calouros, como evento imprescindível para integrar os novatos. Ele recorda que quando soube de sua aprovação, no primeiro semestre de 2021, não presenciou a confraternização de recepção e que, por esse motivo, reafirma a importância deste encontro. “Se sentir acolhido é essencial nesse processo. Nada melhor que uma festa para descontrair e curtir o momento”, disse o veterano.
Aprovada em medicina, Alana Maciel, 19, disse que a sensação de pertencimento à universidade demorou a acontecer. Ela festejou, principalmente, o fato de ter sido aprovada para o câmpus Darcy Ribeiro. Estudante do Centro de Ensino Médio do Gama (Cemi), confessou que estava em dúvida se participaria ou não das comemorações.“Como moro longe, fiquei na dúvida entre participar da recepção ou não. Hoje vejo que faz toda a diferença, inclusive para conhecer a instituição antes das aulas se iniciarem”, disse.
Próxima etapa
O primeiro semestre letivo de 2023 terá início em 28 de março, conforme calendário acadêmico. Antes disso, os aprovados devem realizar o registro acadêmico. A etapa, que prevê o upload, na página do Cebraspe, da documentação descrita na Agenda do Calouro, vai até 19 de janeiro. Em seguida, os aprovados devem acompanhar on-line o resultado definitivo do registro.
Para o primeiro semestre deste ano a UnB ofertou 2.158 vagas, sendo 2.118 distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina para cursos de graduação presenciais e 40 para o curso de Licenciatura em Línguas de Sinais/Brasileira/Português como Segunda Língua.
Até 18 de janeiro, estarão abertas as inscrições para Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior, com 833 vagas, para 80 cursos presenciais de graduação, nos quatro campi da UnB. Esta é a última forma de pleitear uma vaga ainda no primeiro semestre do ano. O resultado do PAS Subprograma 2020, também para ingresso em 1º/2023, deve ser divulgado no próximo dia 24 de janeiro.
Para os interessados em ingressar no 2º/2023, com início em 25 de agosto, há cinco oportunidades: o Acesso Enem UnB, o Vestibular de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), o segundo edital de Transferência Facultativa e Portador de Diploma de Curso Superior, o Vestibular Indígena e a seleção da Universidade Aberta do Brasil (UAB), único processo seletivo da UnB para cursos de graduação na modalidade a distância. Além destas, será divulgado no dia 5 de junho os aprovados no PAS Subprograma 2020 para entrada no segundo semestre letivo do ano.
*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende
*Com informações da assessoria de imprensa da UnB