Candidatos ao vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) 2023 poderão conferir a previsão de notas de corte do exame logo após a realização da primeira fase, prevista para 4 de dezembro. Desde 2003 a Prévia Fuvest, uma pesquisa realizada pelo Curso Etapa, antecipa as variações nas notas de corte de um ano para o outro.
O levantamento oferecido gratuitamente aos inscritos no exame paulista, permite que o vestibulando analise seu desempenho em comparação aos candidatos que concorrem às vagas nas mesmas carreiras e modalidades de ingresso — ampla concorrência (AC), escola pública (EP), e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).
A Prévia Fuvest também pode apontar tendências no exame, como a alta ou baixa no nível de dificuldade da prova, a média de acertos em cada carreira e, ainda, se as notas de corte estão propensas a ser maiores ou menores do que nos últimos anos, por exemplo.
Mais de 114 mil inscritos nesta edição do exame concorrem a 11.747 vagas, sendo 8.211 pelo vestibular regular e 2.936 pelo sistema Enem USP — nova forma de seleção da Fuvest. Todas as informações sobre o vestibular podem ser conferidas no site da banca.
O vestibular da Fuvest 2023 ocorre em duas etapas: em 4 de dezembro (primeira fase) e 8 e 9 de janeiro de 2023 (segunda fase). A divulgação da lista de convocados para a segunda fase está prevista para 16 de dezembro. Já a divulgação da lista de aprovados em primeira chamada está programada para 30 de janeiro de 2023. As provas de habilidades específicas serão aplicadas entre 11 e 14 de janeiro.
Como funciona a Prévia Fuvest do Curso Etapa
Após a primeira fase da Fuvest 2023, os candidatos inscritos no vestibular preenchem um formulário gratuito no site do Curso Etapa e informam a modalidade de ingresso, a carreira escolhida e o número de acertos na prova.
Com base nesses dados, são calculadas médias que indicam valores comparativos entre os respondentes da pesquisa — as médias não podem ser consideradas notas de corte extra oficiais. Quanto maior o percentual de respostas por carreira e modalidade, mais próxima da realidade será a média calculada.