Conhecido por seu alto QI, o mais jovem brasileiro a ser aceito na Intertel, uma das sociedades de alto quociente de inteligência mais restritas do mundo, Caio Temponi, 14 anos, bateu o próprio recorde ao ser aprovado novamente em medicina, desta vez na Universidade de Fortaleza (Unifor). O adolescente fez a prova em maio e obteve a aprovação para a turma do próximo ano. O estudante também passou na última edição do vestibular de medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor).
A aprovação mais recente foi para o curso de engenharia civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Além dessas conquistas, o jovem obteve o primeiro lugar para o curso de direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O adolescente também já foi classificado em primeiro lugar no vestibular para administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, em 2021, ficou em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena, Minas Gerais, acertando todas as questões.
Caio diz ter ficado feliz com mais uma aprovação e que o apoio da família continua sendo fundamental. “Tenho estudado muitas horas por dia, mas estou com a consciência tranquila de que tudo está dando certo”, afirmou. A quase uma semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ele ressalta que a rotina tem sido pesada, mas que é importante sanar as dúvidas "para conseguir se sair bem nas provas".
Ainda neste ano, Caio conquistou medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de Mayo, na categoria até 13 anos. Ele concorria com estudantes de outros 12 países e foi o único brasileiro a conquistar tal façanha. Na ocasião, alcançou a maior nota do exame, 44 pontos contra 34 dos segundos colocados.
Saiba Mais
Antes do segundo dia de prova do Enem, que será aplicada em 20 de novembro, o estudante prodígio fará um aulão gratuito no YouTube, das 19h às 22h, com revisão do conteúdo de exatas.
Rotina de Caio
Para que a rotina do jovem seja sempre organizada, os pais dele fazem um cronograma de estudos, que é seguido diariamente. “Para que eu possa estudar e não perder tempo em procurar conteúdos e matérias, meu pai faz o cronograma. Isso me facilita muito, pois quando vou estudar não perco tempo”, diz ele.
A rotina do jovem é repleta de atividades ao longo da semana. “Acordo às 7h30 e às 8h já pego nos estudos. Começo revisando os conteúdos que aprendi e vejo vídeos de materiais que vou iniciar, por exemplo, física e química, que, para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, é muito difícil. Como pulei alguns anos no ensino médio, ainda não tinha visto muitas matérias e estou tendo que aprender em poucos meses para a prova”, explica.
Não obstante, Caio se empenha, com muito afinco, em exercícios sobre os conteúdos. Tudo isso antes das 13 horas, quando segue para a escola, onde permanece até as 22 horas. “Nas terças e quintas tenho aula de inglês às 8. Aos sábados e domingos descanso, a não se que haja simulados na escola”, revela.
*Estagiário sob a supervisão de Jáder Rezende