Eu, Estudante

Recepção

UnB promove evento de boas-vindas em abertura de semestre

Evento ocorrerá ao longo de toda semana e contará com palestras, atividades de extensão e oficinais para a comunidade. Atividades se encerram nesta quinta-feira (27)

A reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão, reforçou nesta segunda-feira (24), durante sua palestra de abertura do segundo semestre, a importância do papel da universidade pública para a pesquisa nacional, reafirmando a resistência da instituição contra os sucessivos cortes orçamentários promovidos pelo governo federal. “Temos recebido até ataques à nossa existência. Precisamos de vocês para levarmos adiante o sonho de Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira”, disse a reitora aos calouros e à comunidade acadêmica. A programação de boas-vindas oferecida pela universidade será estendida até quinta-feira (27).

A UnB está promovendo um evento de boas-vindas para ao longo da primeira semana de aulas do segundo semestre de 2022. A programação é variada e conta com recepção de calouros, entrega de manual do estudante, oficinas diversas e atividades de extensão. Confira a programação no site.

Nesta segunda-feira (24), os trabalhos foram iniciados às 15h, com uma visita guiada pelo Câmpus Darcy Ribeiro, em especial pelo Minhocão. Essa interação possibilitou aos calouros se adaptarem e conhecerem mais um pouco sobre nova realidade universitária, que começou a partir desta terça-feira (25).

Além do passeio informativo, os calouros receberam um manual do estudante e uma edição da revista Darcy, que destaca as recordações do fundador da universidade. A publicação possibilita, sobretudo aos calouros, conhecer a atualidade da universidade, estacando as áreas de pesquisa e inovação. Além disso, traz um kit capaz de diagnosticar a dengue, idealizado pela pesquisadora Raíssa Domingues, e também evidencia um projeto premiado que estuda o capotamento de veículos, realizado pela própria instituição.

Logo depois, no anfiteatro 9, as palestras de boas-vindas encorajaram os novos estudantes a se situarem com posicionamento critico frente a situações cotidianas, iluminados pelos conhecimentos que irão adquirir durante a caminhada acadêmica. Os incentivos foram dados, primeiramente, pelo vice-reitor Enrique Huelva, a reitora e também pelo autor, jornalista e tradutor brasileiro Eric Nepomuceno, que ministrou a palestra 100 anos de Darcy Ribeiro e as perguntas que nunca fiz. O evento ainda recebeu o poeta Nicolas Behr.

Nesta quarta-feira (26), a programação reserva uma manhã com muita aprendizagem. Às 9h será realizada uma oficina de ecobags. Os interessados participarão de um momento de conversação e acolhimento com a comunidade acadêmica, no campus Darcy Ribeiro. No mesmo horário os estudantes poderão colocar a criatividade em prática em uma oficina de zine, de revistas independentes.

*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende