A beleza do Jardim de Sequeiro, entre os corredores do Instituto de Central de Ciências (ICC), no Câmpus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), foi premiado na V Bienal Latino-americana de Arquitetura de Paisagem. O resultado, divulgado na última quarta-feira (5/10), foi concedido na categoria Obra Construída pela Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México.
O prêmio reconheceu o potencial da iniciativa em promover soluções inovadoras para os problemas sociais e ambientais da América Latina. O Jardim de Sequeiro foi idealizado em 2020, a partir de parceria entre a Prefeitura da UnB e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV). O objetivo era repaginar os canteiros do ICC com alternativa paisagística experimental com implantação e manejo de baixo custo.
Professor da FAV e coordenador do projeto, Júlio Pastore conta que o terceiro ciclo do jardim será semeado em novembro deste ano. Será a primeira vez de cuidados da vegetação com a universidade em funcionamento presencial no período pré-pandemia da covid-19. "Boa parte da comunidade acadêmica ouviu falar, mas nunca viu o jardim em pleno desenvolvimento. Acreditamos que será um grande impacto", afirma o docente.
Saiba Mais
Júlio acrescenta que outro fato inédito para o mês que vem é a plantação de mais de 1 mil bulbos da flor gladíolo, conhecida popularmente como palma-de-santa-rita ou palma. A planta tem pétalas nas cores laranja, rosa, amarelo, roxo e lavanda, que devem realçar a beleza do jardim. "Vamos inserir também, pela primeira vez em grande quantidade (200 mudas), um capim prateado do cerrado que a UnB está sendo pioneira em inserir no paisagismo", adianta o professor.
Para este novo ciclo de semeadura, a equipe que cuida do jardim abrange 40 pessoas, entre comunidade interna e externa à UnB. Para que a renovação do jardim ocorra anualmente, as sementes que ali germinam são aproveitadas a partir de colheita durante o inverno, estação seca em regiões de cerrado.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!