A Universidade de Brasília (UnB) obteve um aumento de notas em 12 cursos da graduação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação a cada três anos, de acordo com o ciclo avaliativo das áreas do conhecimento. Dos 36 cursos avaliados, 12 subiram a nota, 20 mantiveram o patamar e três desceram um degrau. O bacharelado em educação física, que não participou da avaliação do último ciclo, obteve nota máxima da avaliação.
O resultado foi divulgado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no qual, percentualmente, 89% dos cursos da UnB obtiveram notas 4 e 5. Outros 11 cursos de graduação da UnB obtiveram o conceito 5. Desses, quatro cursos subiram de 4 para 5: ciências biológicas (licenciatura), história (bacharelado), letras — língua portuguesa e respectiva literatura (licenciatura) e pedagogia (licenciatura).
As demais graduações com nota 5 no Enade 2021 são: ciências biológicas (bacharelado), computação (licenciatura), design (projeto de produto), design (programação visual), geografia (licenciatura) e os cursos diurno e noturno de história (licenciatura).
"O resultado do Enade representa a soma de esforços dos discentes, docentes, técnicos, coordenadores de curso e administração superior. Nossa comunidade mostra, mais uma vez, que somos uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e com a formação de cidadãs e cidadãos qualificados para contribuir para o desenvolvimento do país" destaca a reitora da UnB, Márcia Abrahão
O decano de Ensino de Graduação da UnB, Diêgo Madureira, afirma que o desempenho obtido pelos estudantes no exame ratifica, "de forma muito pragmática", a qualidade dos cursos ofertados pela instituição. Em meio ao cenário de contingenciamento na educação, o decano observa que a universidade pública cumpre sua “missão essencial de formar profissionais e cidadãos que farão a diferença na sociedade”.
Madureira atribui o mérito desse resultado a toda comunidade acadêmica. “Os servidores, técnicos administrativos e docentes da universidade lidaram com todas essas adversidades e trabalham diariamente para manter e melhorar a qualidade da instituição. E, obviamente, os estudantes que se empenharam nos estudos durante um momento tão crítico. Estamos falando do resultado da prova do Enade que ocorreu durante a pandemia”, expõe.
*Estagiária sob a supervisão de Jáder Rezende