A Fundação Estudar está com inscrições abertas para programa gratuito Prep Estudar Fora. A iniciativa tem o intuito de ajudar jovens brasileiros que sonham em fazer graduação no exterior, em especial, em universidades norte-americanas. Os interessados podem preencher o formulário de inscrição por meio do link. A instituição se destacou depeois de colaborar para que o primeiro brasileiro negro se formar na renomada universidade de Havard.
O programa oferece ao estudante todos os critérios necessários para a conquista do diploma. Até agora, já foram viabilizadas mil aprovações. Ceca de 470 jovens estão matriculados em universidade amercianas, como Havard, Caltech, Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT) e Columbia.
Para participar do Prep Estudar é necessário que, o estudante esteja no penúltimo ou último ano do ensino médio em 2022; possua alto desempenho acadêmico ao longo do ensino médio; tenha um histórico relevante em atividades extracurriculares; domine o idioma inglês e esteja em preparação para enviar a candidatura entre 2023 e 2024.
O primeiro passo para participar do processo seletivo é preencher dois formulários. O primeiro para informar dados pessoais e o segundo formulário deve especificar as atividades extracurriculares e prêmios acadêmicos conquistados pelo estudante. Além disso, será necessário enviar uma redação em inglês e um vídeo de apresentação. Por último, realizar testes de lógica e inglês.
Os jovens que forem pré-selecionados participarão de uma entrevista on-line e em inglês junto à comissão avaliadora do programa. Os aprovados nesta etapa participarão de um painel, também de forma on-line, simultaneamente com outros candidatos, com duração prevista de duas horas.
Os selecionados para o programa receberão mentorias individualizada ao serem orientados por especialistas que também passaram pelo processo de candidatura e foram aceitos em grandes universidades estrangeiras. O Prep Estudar Fora ainda ajuda seus alunos a conquistarem bolsas de estudo e, em caso de necessidade financeira comprovada, também oferece apoio para a realização de determinadas etapas da application.
"O programa é um experiência única. Ele possibilita ao candidato adquirir conhecimentos técnicos e teóricos, com pessoas que já passaram por este processo. Essa debate, entre candidato e professor é extremamente enriquecedor para o aluno." afirma a diretora executiva da Fundação Estudar, Anamaíra Spaggiari.
Confira também a história do primeiro brasileiro negro se formar em psicologia e ciências da computação em Havard, pelo link. “Nem passava pela minha cabeça fazer uma universidade nem no Brasil, quanto mais fora. Meu pai não teve a oportunidade de estudar, mas quis isso para os filhos”, afirma O mineiro Arthur Abrantes, 25.