A Edtech Stoodi, plataforma on-line de cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pré-vestibular, tem 50% da base de alunos cadastrados com mais de 800 pontos na redação do Enem. O site oferta correções de redação, videoaulas de todas as matérias, cronograma de estudos personalizado e ainda permite que o aluno acompanhe seu progresso em cada matéria. O site parcela em até 12 vezes e oferece três modalidades de curso, de acordo com a necessidade do aluno.
Segundo o porta-voz do Stoodi, Ricardo Sudário, o isolamento social, recorrente da pandemia foi o principal aliado para o crescimento do estudo on-line. Ele lembra que, nesse período, os jovens tiveram que se adaptar a uma nova rotina para estudar em casa, se organizando para conciliar a flexibilidade de horários.
Para a estudante Rayssa Lucena Spósito, 17 anos, que passou em segundo lugar no curso de medicina na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a organização foi fator preponderante para definir sua metodologia de estudo. “Tive que aprender a fazer meu próprio cronograma de estudos para cumprir as matérias até o vestibular", disse.
Para auxiliar estudantes a se organizar melhor, o Stoodi disponibiliza um cronograma que gera um roteiro individual para cada aluno, com base na faculdade e curso de interesse, além de data de início dos estudos e tempo a ser disponibilizado por semana. Além disso, oferece trilhas de aprendizagem personalizadas e otimizadas para que eles obtenham sucesso no Enem e nos vestibulares.
Para que os estudantes se familiarizarem com a dinâmica da prova e com a forma que a banca formula as questões, a plataforma oferta diversos simulados Enem ao longo do ano. Mediante os resultados da avaliação, é disponibilizado um relatório de desempenho e sugestão de priorização dos estudos individualmente para cada aluno.
No início da pandemia, o Stoodi disponibilizou o programa Portas Abertas, que libera acesso gratuitamente para todas as videoaulas e exercício com resolução em vídeo, com intuito de ajudar os estudantes que tiveram aulas suspensas por conta da pandemia.
Agora, com o retorno das aulas, a plataforma voltou com preços acessíveis voltados para cada para cada necessidade de estudo. Além de oferecer os 14 primeiros dias gratuitos, o Stoodi oferta planos acessíveis para os estudantes. O valor mais em conta é o de 12 x de 15,90, que disponibiliza benefícios como correção de redação, videoaulas, exercícios, cronograma de estudo personalizado e acompanhamento dos resultados individuais de cada aluno.
Para Paula Rocha, 21, que passou em terceiro lugar para o curso de Farmácia no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e em segundo lugar em engenharia de telecomunicações no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ), o site sempre foi um grande aliado. Ela conta que sempre utilizou a plataforma, até mesmo para estudar para provas escolares.
Além disso, ela afirma que o que mais motivou foi seu sonho em passar no vestibular. Tendo em vista o período pandêmico, Paula ficou frustrada por não poder participar dos dias temáticos, muito menos da formatura presencial oferecida para os estudantes do último ano do ensino médio. E foi assim que, em cada empecilho, a estudante buscava se empenhar cada vez mais. “Os estudos foram uma fuga para toda a situação que aconteceu em 2020. Para mim, a única coisa estática na minha vida, em meio a tantas mudanças”, afirma.