Três brasileiros compõem a lista Future 50, divulgada pelo Project Management Institute (PMI). O rol apresenta uma nova geração de agentes de mudança destemidos e dedicados a deixar um impacto positivo na sociedade, com um pensamento ousado e inovador, para transformar o mundo por meio de projetos notáveis.
Reconhecida por inventar um sistema de purificação de água acessível, a baiana Anna Luisa Beserra prossegue criando novos projetos na área. Aos 15 anos, ela desenvolveu a Aqualuz, tecnologia inovadora que utiliza a luz do sol para tratar a água de cisternas. Dois anos depois, fundou a Sustainable Development and Water for All (SDW), uma organização sem fins lucrativos focada no desenvolvimento de tecnologias que podem tornar o acesso à água e ao saneamento um direito universal.
Seu portfólio de projetos inclui, agora, um dessalinizador solar e um sistema de coleta e tratamento de água da chuva em pontos de ônibus para higienização das mãos. O trabalho de Anna Luisa lhe rendeu um lugar no cenário global, com o prêmio Jovens Campeões da Terra da ONU. Além disso, ela foi a primeira finalista brasileira do Green Tech Award global.
Também incluído na lista Future 50, o carioca David Phyton desenvolveu uma marca de tênis com uma pegada de carbono notavelmente pequena. Há quatro anos, David co-fundou a Cariuma, com sede no Rio de Janeiro, conhecida por seus designs elegantes e colaborações descoladas. Ele fabrica seus calçados, que são vendidos diretamente ao consumidor. A empresa trabalha, exclusivamente, com fábricas éticas e curtumes limpos, utilizando materiais naturais e premium, como bambu, cana-de-açúcar e cortiça, e recicla 100% da água usada em seu processo de produção. No ano passado, a Cariuma se tornou a primeira empresa de calçados de skate a receber a certificação Best for the World B-Corp, por seus esforços de sustentabilidade.
Completando o time de brasileiros transformadores, o paulistano Marcos Zanon está revolucionando a forma de comermos com a inteligência artificial (IA) como “ingrediente secreto”. Chef formado, Marcos lidera a pesquisa e desenvolvimento da NotCo, uma startup chilena que usa uma IA (e um algoritmo chamado Giuseppe) para desenvolver alimentos à base de plantas que imitam os de origem animal, de leite a hambúrgueres vegetais.
Fundada em 2015, a NotCo já está avaliada em cerca de US$ 300 milhões, recebendo investimentos de Jeff Bezos e do cofundador do Twitter Biz Stone. No ano passado, a empresa recebeu uma patente nos EUA para seu algoritmo de fabricação de alimentos e fez sua primeira incursão no hemisfério norte.
De acordo com o diretor-geral do PMI na América Latina, Ricardo Triana, o instituto entrou em contato com centenas de especialistas e públicos de interesse em todo o mundo para ajudar a identificar os homenageados do Future 50 deste ano.
Segundo ele, um comitê especial reduziu a lista das muitas indicações e, em seguida, a enxugou ainda mais para criar uma relação de homenageados que representasse todo o espectro de regiões, indústrias e realizações na Economia do Projeto. “O que une os Future 50 é o compromisso com projetos como base do impacto transformador, para o hoje e o amanhã”, afirma.
Sobre o PMI
O Project Management Institute (PMI) é uma associação profissional líder em gerenciamento de projetos e a autoridade para uma comunidade global crescente de milhões de profissionais de projetos e indivíduos que usam habilidades de gerenciamento de projetos. Coletivamente, esses profissionais e “agentes de mudança” criam, consistentemente, melhores resultados para empresas, comunidade e sociedade em todo o mundo.
O PMI capacita as pessoas a transformar ideias em realidade. Por meio de advocacia global, networking, colaboração, pesquisa e educação, o PMI prepara organizações e indivíduos em cada estágio de sua jornada de carreira para trabalhar de forma mais inteligente, para que possam impulsionar o sucesso em um mundo de mudanças.
Instituído em 1969, o PMI é uma organização sem fins lucrativos que trabalha em quase todos os países do mundo, promovendo carreiras, fortalecendo o sucesso organizacional e capacitando profissionais de projetos e agentes de mudança com novas habilidades e formas de trabalho, visando potencializar seu impacto. As ofertas do PMI incluem padrões reconhecidos globalmente, certificações, cursos on-line, liderança de pensamento, ferramentas, publicações digitais e comunidades.
Para ler a lista completa 2022 Future 50 de líderes de projetos destacados em uma nova experiência digital, visite Future 50.