A Fundação Lemann está oferecendo bolsas complementares de pós-graduação para estudantes brasileiros negros e indígenas que já estudam fora. Segundo a instituição, o objetivo é viabilizar a permanência desses alunos em programas educacionais de fora do país. As inscrições vão até dia 12/7 pelo site da instituição.
De acordo com a realizadora do programa, o valor da bolsa será definido pela própria fundação de acordo com o plano de contas enviado pelos candidatos no momento da inscrição. A bolsa tem função apenas de complementar e auxiliar nos custos de vida fora do país.
O novo edital de bolsas é uma iniciativa piloto e faz parte do programa Alcance, da Fundação Lemann, para promover equidade racial e econômica no acesso a programas de pós-graduação no exterior.
Entre as universidades participantes, estão Universidade Harvard (EUA); Universidade Stanford (EUA); MIT (EUA); Universidade Cambridge (Reino Unido);
Caltech (EUA); Universidade Oxford (Reino Unido); Universidade Yale (EUA); Universidade Columbia (EUA); Universidade Princeton (EUA); Universidade Chicago (EUA); Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA); Imperial College London (Reino Unido); University College London (Reino Unido); Universidade da Pensilvânia (EUA); Cornell (EUA); Universidade John Hopkins (EUA); Swiss Federal Institute of Technology Zurich (Suíça); UCLA (EUA); Universidade de Toronto (Canadá) e Universidade Nacional de Singapura (Singapura).