O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (3), no Diário Oficial da União (DOU), o edital para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022.2. No documento estão registrados cronogramas e regras para inscrição. Os estudantes terão entre os dias 28/6 e 1º/7 para se inscrever no programa, no Portal de Acesso Único.
O sistema é voltado para todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 desde que não tenham zerado a prova de redação e não tenham realizado a prova como treineiros. Não é cobrado nenhuma taxa no momento da inscrição e as instituições participantes devem disponibilizar acesso gratuito à internet para a candidatura dos estudantes.
O inscrito poderá escolher até duas opções de curso, especificando por ordem de preferência o tipo de vaga, instituição participante, local, curso, turno e modalidade de concorrência. O candidato poderá alterar as opções de curso e realizar o cancelamento da inscrição, caso necessário. A classificação no processo seletivo do Sisu é baseada na última alteração efetuada e confirmada pelo candidato no sistema.
A nota de corte em cada instituição de ensino é disponibilizada pelo Sisu de acordo com local, curso e turno. O resultado será divulgado em 6 de julho de 2022 no Portal Acesso Único.
Candidatos que desejam participar da lista de espera deverão manifestar interesse por meio da página do Sisu, entre o período de 6 a 18 de julho de 2022. A manifestação de interesse na lista de espera é para apenas um dos cursos escolhidos no ato da inscrição. Quem for selecionado na chamada regular em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.