As inscrições para a 14ª edição do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão (PJJ) estão abertas. Os interessados podem se inscrever no site até 19 de junho. O 14º PJJ é realizado pelo Instituto Vladimir Herzog, com apoio da Abraji, Ajor, Intercom, Oboré e Periferia em Movimento, e conta com patrocínio do Google.
Em sua 14ª edição, a premiação adotou o tema “Os gritos que o mundo dá e que o jornalismo precisa ouvir”. O início das atividades do PJJ começa com a realização de uma aula magna com o professor da Universidade de Coimbra, Boaventura de Sousa Santos.
Os quatro grupos vencedores receberão troféus desenhados por Elifas Andreato — um dos maiores artistas gráficos brasileiros, que faleceu em março deste ano —, além de microbolsas de até R$ 1.500, que devem ser utilizadas no desenvolvimento de pautas produzidas com mentoria de jornalistas indicados pela organização do prêmio.
Além disso, os ganhadores participarão de oficinas formativas em áudio e vídeo e serão convidados a comparecer à roda de conversa e cerimônia de entrega dos troféus do Prêmio Vladimir Herzog, que acontece em São Paulo, com todas as despesas pagas.
O único pré-requisito da edição é que, entre os grupos premiados, dois tenham ao menos um integrante beneficiado por políticas de inclusão (como cotas raciais ou sociais) na instituição de ensino superior onde estejam matriculados.