O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) prorrogou o prazo para renovação de contratos do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) no primeiro semestre de 2022 para 30 de junho, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a extensão do prazo foi feita para garantir que todos os estudantes pudessem realizar as solicitações e estar em dia com o financiamento. O prazo vale para contratos assinados até dezembro de 2017. Para os que firmaram contratos a partir do primeiro semestre de 2018, referentes ao Novo Fies, o cronograma já foi definido pela Caixa Econômica Federal e será divulgado posteriormente.
Como fazer?
Os pedidos de aditamento (renovação) são feitos inicialmente pelas Comissões Permanentes de Supervisão e Atendimento (CPSA) de cada instituição de ensino superior. Feito isso, os estudantes devem validar as informações inseridas no Sistema Informatizado do Fies (SisFies). Os contratos devem ser renovados sempre a cada semestre.
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do beneficiário no sistema.