Estudantes inscritos no processo seletivo para entrarem no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderão ser convocados até a próxima quinta-feira (26). O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo de convocação no último mês, que estava prevista para 4 de maio.
Segundo o MEC, a extensão foi feita para que houvesse uma maior ocupação de vagas no programa, uma vez que não haverá processo de preenchimento de vagas remanescentes. A projeção do Ministério é de ofertar 66,5 mil vagas neste primeiro semestre. A projeção é de que, ao longo do ano, sejam ofertadas 110 mil vagas.
O Fies passa por um momento de reestruturação econômica, uma vez que muitos estudantes ainda renegociam dívidas com o Governo. Dados apontam que, só para os beneficiados do segundo semestre de 2017, a taxa de contratos não quitados em atraso de mais de 90 dias é de 48,8%, somando R$ 7,3 bilhões em prestações não pagas. Os inadimplentes que quiserem renegociar as dívidas devem solicitar até 31 de agosto.