Eu, Estudante

Ensino superior

Inep inicia série de lives sobre censo superior

Evento online servirá como orientação e tem como objetivo auxiliar responsáveis pela coleta de dados

Nesta sexta-feira (11) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou a primeira live do Censo da Educação Superior 2021. Durante o encontro virtual, foram apresentados conceitos, bases legais e o cronograma da pesquisa estatística. As novidades em relação à edição anterior também foram detalhadas.

Transmitida pelo canal do Inep no YouTube, a live foi a primeira de uma série de eventos remotos com temas específicos realizados para orientar os envolvidos na coleta de dados. Na edição de 2021, os encontros virtuais continuarão sendo promovidos para otimizar os processos do levantamento estatístico.

Na live, técnicos do Inep explicaram como as etapas compõem a pesquisa. Foi ainda apresentado o Sistema Censup, grande novidade em relação ao Censo da Educação Superior 2020, que ficará aberto durante todo o período de coleta, entre 24 de março e 19 de agosto.

Também foram esclarecidas questões relacionadas aos dados cadastrais das instituições de educação e dos cursos. Essas informações constituem a base de dados da coleta do censo e são obtidas por meio do Cadastro e-MEC. Nesta edição, há um momento específico para que instituições avaliem e solicitem ajustes em relação às informações carregadas do e-MEC para o Censup (o prazo começou no dia 7 de março e vai até 8 de abril).

No portal do Inep, os recenseadores e auxiliares institucionais podem encontrar diversos materiais de apoio para o preenchimento dos formulários do censo. O Instituto disponibiliza manuais, questionários, modelos dos arquivos de migração e tabelas auxiliares, além de perguntas frequentes, informativos e apresentações. Um treinamento à distância será disponibilizado a partir da segunda quinzena de março.

Censo da Educação Superior

Realizado anualmente pelo Inep, o Censo Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de ensino da etapa educacional que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica, assim como sobre seus alunos e docentes. Após a divulgação, as informações passam a figurar como dados oficiais da etapa educacional.

Além de subsidiar a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, o censo contribui para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A atuação do Inep se concentra na apuração, na produção e no tratamento das estatísticas.