O Tribunal de Justiça de Santa Catarina determinou que o Centro Universitário de São José (USJ) pode retormar as atividades. A decisão judicial, publicada nesta quarta-feira (19), suspende as transferências assistidas dos alunos do USJ, o processo de credenciamento das IES, demissão dos professores e corpo técnico-administrativo e o descredenciamento voluntário do Centro Universitário.
No Instagram, a União Catarinense dos Estudantes e a União Nacional dos Estudantes comemoram: "Uma grande conquista dos estudantes, professores e de toda comunidade universitária que sempre esteve na luta pela educação pública, gratuita, de qualidade e libertária. A luta continua, e nós, enquanto entidade estudantil, estaremos juntos pela educação e pela democracia".
Realocação
A prefeitura de São José, segundo o site da cidade, havia relocado três dos quatro cursos oferecidos pela instituição. Apenas o curso de pedagogia ainda estvaa com inscrições abertas para receber propostas de instituições de ensino superior públicas e particulares interessadas em admitir acadêmicos do USJ.
A continuidade dos estudos dos acadêmicos do USJ em outra instituição de ensino superior selecionada aconteceria no primeiro semestre letivo de 2022. O município arcaria com os custos das mensalidades até a conclusão dos estudos.
*Com informações da Prefeitura de São José