O presidente Jair Bolsonaro (PL) nomeou como reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG) Angelita Pereira de Lima, a terceira candidata da lista tríplice enviada ao Ministério da Educação pelo Conselho Universitário (Consuni). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (11/1) e pegou a comunidade acadêmica de surpresa.
Embora seja atribuição do presidente da república escolher que estará à frente das universidades e outras autarquias federais, é tradição que ele ratifique a decisão dos órgãos, escolhendo o primeiro colocado da lista tríplice. Assim, a expectativa interna da UFG era que a vice-reitora Sandramara Matias Chaves fosse confirmada no cargo após ser eleita em junho de 2021 pela comunidade acadêmica.
Em nota, a universidade apenas ratificou as informações e explicou que Sandramara continuará como reitora em exercício até 14 de janeiro. O texto diz ainda que, até o momento, não há informações sobre a posse.
Ex-candidata pelo PT
Angelita é diretora da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), mestra em educação e doutora em geografia. Além da carreira acadêmica, ela também tem histórico político-partidário. Em 2014, a reitora nomeada da UFG concorreu ao cargo de deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores (PT).