A Capes, em 2021, manteu a oferta de cursos de qualificação e capacitação para professores da educação básica. A Fundação garantiu o funcionamento das atividades acadêmicas e 50 mil novos alunos foram matriculados em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB) ofereceu 2.265 vagas para mestrados profissionais em matemática, física, letras, artes, história, biologia, química, filosofia, educação física, sociologia e inclusão, em 317 unidades de ensino. Outra iniciativa da Capes neste ano foi a parceria com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) para cursos de capacitação on-line. Até outubro de 2021, foram matriculados 113.116 estudantes.
Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação, destaca as ações de fomento à formação inicial e continuada de professores, como parte de um trabalho contínuo para apoiar profissionais e estudantes de licenciatura de todo o País. “Tivemos avanços significativos, com mais de 300 mil vagas em prol da formação de professores e outras milhares de novas vagas abertas para mestrado profissional voltado aos professores, em diversas disciplinas, no ProEB”, enfatiza.
Outro importante instrumento de formação continuada é o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), que oferece cursos de licenciatura para professores em exercício. Em 2021, o programa registrou cerca de 8.500 cursistas, em 226 turmas sediadas em 128 municípios de todo o Brasil.
“Trata-se de continuidade das atividades previstas no programa e da efetivação de ofertas já aprovadas em edital. Em 2022, A Capes continuará atuando para propiciar um maior investimento e a correção das assimetrias regionais e educacionais do nosso País” pontua Cláudia de Toledo. Desde 2007, a Capes tem a missão de fomentar a formação inicial e continuada dos profissionais da rede pública de educação básica em todo o Brasil.
Fonte: Capes