Ocorreu, nesta quarta feira (25), em Brasília, o ato simbólico da posse da nova diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). No Salão Negro do Congresso Nacional, Iago Montalvão passou o cargo para a nova presidente Bruna Brelaz, estudante de direito.
Segundo a diretoria, o Salão Negro foi ocupado "reafirmando nosso compromisso com os estudantes brasileiros".
A amazonense Bruna havia sido eleita em julho, mas foi empossada em ato simbólico no Congresso Nacional nesta quarta-feira. Parlamentares participaram do evento, entre eles estão Jandira Feghali (PCdoB), André Figueiredo (PDT), Reginaldo Lopes (PT), Túlio Gadelha (PDT), Alessandro Molon (PSB), Marcelo Ramos (PL), Erika Kokay (PT) e Marcelo Freixo (PSB).
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, participou da solenidade e ressaltou importância da UNE na defesa da democracia. “A União Nacional dos Estudantes foi e é fundamental na luta pelo estado democrático de direito. Em nome do Senado, formo meu compromisso em ler e discutir as demandas dos estudantes”, disse.
Foi entregue a ele uma carta de alunos. Nela, são cobradas ações para a grave crise que o país enfrenta, incluindo políticas de permanência estudantil no ensino superior.