A reportagem especial “Faculdades abrem as portas para a terceira idade” venceu a categoria ensino superior do prêmio de jornalismo promovido anualmente pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior).
Publicado em 6 de setembro de 2019, o trabalho da jornalista Ana Paula Lisboa destacou iniciativas de instituições de ensino superior do Distrito Federal que oferecem serviços gratuitos para idosos com o objetivo de promover bem-estar físico, psíquico e emocional.
Trazendo ainda análises de especialistas sobre essa fase da vida e relatos de idosos, a reportagem do Correio Braziliense apresentou ao público mais de uma dezena de programas que fazem a diferença na vida de pessoas com 60 anos ou mais.
“Foi uma reportagem extremamente trabalhosa, mas prazerosa de fazer para mostrar, com profundidade, iniciativas do ensino superior público e particular que mudam a vida de idosos. Esse reconhecimento da Andifes completa a alegria de ter feito essa matéria sob a idealização da editora Ana Sá”, comenta Ana Paula Lisboa, ex-subeditora do Eu, Estudante.
Saiba mais sobre o prêmio
O resultado da premiação foi divulgado nesta terça-feira (30/3). A vencedora da categoria educação básica do prêmio foi Mariana Tokarnia, com reportagem da Agência Brasil sobre um programa escolar voltado a prevenir a depressão e a automutilação. O concurso tem apenas dois vencedores por edição.
Criado há 20 anos, o Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, ao longo dessas duas décadas, premiou autores de matérias sobre as mais variadas pautas, regionalizadas ou de caráter universal, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios.