Eu, Estudante

Inep

Economista Danilo Dupas Ribeiro é o novo presidente do Inep

Dupas é ex-secretário de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do MEC. Nomeação foi divulgada na última sexta-feira (26/2) no Diário Oficial da União

O ex-secretário de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) Danilo Dupas Ribeiro é o novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O órgão é responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A nomeação de Danilo Dupas foi publicada em uma edição extraoficial do Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (26/2). A demissão de Alexandre Lopes, que presidia a autarquia desde 2019, foi anunciada pelo governo na manhã da sexta. 

Nesta segunda-feira (1º/3), Danilo Dupas foi recebido pelo secretário-executivo do MEC, Victor Godoy, e iniciaram o alinhamento para a nova gestão do Inep.

Dupas é formado em economia e é pós-graduado e mestre em administração. Assim como o ministro da Educação, Milton Ribeiro, Danilo Dupas atuou no Instituto Presbiteriano Mackenzie, onde ocupou, nos últimos cinco anos, o cargo de gerente administrativo. Para substitui-lo na secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior foi nomeado Paulo Roberto Araújo de Almeida.

Ele será o quinto presidente do Inep na gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Alexandre Lopes foi o quarto presidente do órgão. Antes dele comandaram o instituto Marcus Vinicius Rodrigues, Elmer Vicenzi e Maria Inês Fini, a qual ocupava o cargo desde a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB) e foi exonerada em janeiro de 2019.

 

Saiba Mais