Em votação on-line, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília decidiu adiar as datas de início dos semestres letivos de 2021. Previsto para durar de 28 de junho a 11 de outubro pelo calendário anterior, o próximo semestre inicia em 19 de julho e vai até 6 de novembro. A reunião, que foi a 621ª do Cepe, ocorreu na última quinta-feira (18).
Também foram decididas as datas do segundo semestre de 2021, previsto para iniciar em 17 de janeiro e terminar em 5 de maio. Pela antiga decisão, o período seria de 16 de novembro de 2021 até 7 de março de 2022. Cada um dos semestres terá 90 dias.
Os intervalos entre cada semestre consideram o tempo mínimo necessário para os procedimentos de matrícula. O adiamento do início do semestre 2021/1 se deve ao adiamento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A modalidade de ensino e o retorno presencial não estavam pautados para discussão. Até o momento, não há previsão de retorno das aulas presenciais na UnB. "Tivemos um esforço real da equipe técnica de achar o menor intervalo possível", afirma o vice-reitor, Enrique Huelva.
Em decorrência da suspensão do semestre letivo em março de 2020, o calendário acadêmico da UnB está no período 2020/2. Iniciado em 1º de fevereiro, o período encerra em 21 de maio.
Pela legislação brasileira, cada ano deve ter 200 dias letivos, no entanto, o Conselho Nacional de Educação (CNE) permitiu uma flexibilização do calendário tendo em vista o cenário de calamidade na saúde pública