Eu, Estudante

Assistência estudantil

Inscrições para edital de auxílio emergencial da UnB terminam sexta (5)

Estudantes em situação de vulnerabilidade econômica podem solicitar auxílio-alimentação e apoio à inclusão digital. Inscrições são feitas pelo Sigaa

Termina, nesta sexta-feira (5/2), o prazo para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica da Universidade de Brasília (UnB) se candidatarem para bolsas de assistência emergencial. Os editais vigentes são destinados a auxílio alimentação-emergencial e apoio à inclusão digital.

A solicitação da bolsa deve ser feita na plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). Para ter direito ao auxílio, é necessário que o discente esteja regularmente matriculado e tenha renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 1.650). Os editais também incluem calouros.

 

Saiba mais sobre os auxílios

 

O auxílio-alimentação emergencial foi implementado em 2020, após o fechamento do Restaurante Universitário (RU) por causa das medidas de controle da covid-19. A assistência consiste em parcelas mensais de R$ 465 a serem pagas até o fim do semestre letivo de 2020.2 (no mês de maio). Caso o RU volte a funcionar antes do fim do período, o pagamento será interrompido.

Com finalidade de garantir condições para que os docentes participem das atividades remotas, o edital de inclusão digital auxilia em relação à necessidade de equipamentos eletrônicos (computador, celular, tablet) ou acesso à internet.

O auxílio pode ser disponibilizado em quatro modalidades: empréstimo de equipamento, doação de equipamento, auxílio financeiro para compra do dispositivo (a ser pago em uma parcela) ou acesso a bônus de dados móveis para acesso à internet (esse oferecido pelo Ministério da Educação).

As modalidades regulares de assistência ainda não estão com editais abertos. Para conhecer os outros programas, o estudante pode acessar o site da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS).

 

Como se inscrever

 

Para se inscrever, o estudante deve acessar o site do Sigaa, ir no menu Bolsas, em seguida em Cadastro único e clicar em Aderir. Após preencher o cadastro e anexar documentação comprobatória, é necessário voltar no menu Bolsas, depois em Solicitação de bolsas e Solicitação de Bolsa Auxílio. Lá, o candidato deve escolher a modalidade na qual deseja efetivar a inscrição. Para esclarecer as dúvidas dos discentes, a DDS preparou um tutorial sobre os documentos necessários na hora da inscrição.

 

Saiba Mais